Um blog que funciona do meu jeito: sem rótulos. Posso falar de cinema, música, teatro, utilidades e, também, futilidades públicas. Jornalismo sem restrições. Lembrando que eu mudo de opinião, sim. Portanto, não me deem fórmulas certas. Não sou o mesmo sempre. Podemos ter opiniões diferentes, e isso não é um problema. Aqui tem espaço de sobra para comentários, críticas e sugestões. Soltem o verbo. Quem escreve o que quer lê o que vier... www.facebook.com/eudanielromano ou daniel.romano@msn.com
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Semana Santa
Para quem não sabe, o Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada de Jesus em Jerusalém. Segunda-Feira é o segundo dia onde o Nosso Jesus começa sua caminhada rumo ao calvário. Terça-Feira Santa é o terceiro dia, onde é celebrada as sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. Encerra-se na Quarta-feira Santa o período quaresmal. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Na Quinta Santa é relembrada especialmente a Última Ceia. É também celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. Na Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão é quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. Sábado Santo também era chamado de Sábado de Aleluia, é o dia antes da Páscoa no calendário de feriados religiosos do Cristianismo. E finalmente o Domingo de Páscoa, que é o dia da ressurreição de Jesus e as comemorações mais importantes, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Eita! Até cansou essas explicações religiosas. O que a gente quer mesmo é... chocolate!
Agora a pergunta que não quer calar: por que chocolates? Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados. Os ovos de Páscoa (de chocolate) eram usados para "guardar" enfeites e jóias. O chocolate também está neste contexto da fertilidade e da vida. A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, também pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.
Outra dúvida: por que coelho como símbolo? A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. É isso, minha gente. Boa Páscoa!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário