segunda-feira, 14 de maio de 2007

"Crash"


SINOPSE: "Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha"

PREMIAÇÕES: "Ganhou 3 Oscars nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Matt Dillon) e Melhor Canção Original ("In the Deep"). Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Matt Dillon) e Melhor Roteiro. Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Thandie Newton) e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Matt Dillon e Don Cheadle), Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Som. Ganhou 2 prêmios no Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Filme de Estréia e Melhor Ator Coadjuvante (Matt Dillon). Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro. Ganhou o Grande Prêmio Especial, no Festival de Deauville"

CURIOSIDADES: "Antes de Ryan Phillippe acertar sua presença no filme o ator Heath Ledger estava em negociações com os produtores para interpretar o oficial Hansen. Sandra Bullock queria tanto fazer parte do elenco que pagou ela própria sua passagem de avião para se dirigir ao set de filmagens. Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2005. O orçamento de Crash - No Limite foi de US$ 6,5 milhões"

MINHA OPINIÃO: Traz um roteiro muito bem escrito e uma direção de bom gosto. Mostra que todos nós somos capazes de fazer coisas que jamais imaginaríamos fazer. O filme faz rever nosso pensamento em determinadas situações e a importância do auto-controle para evitar tragédias. É espetacular. Espero que mude a cabeça de muita gente. Só o diversificado elenco já é suficiente para atrair olhares curiosos para o cinema. E não adianta esperar um enredo como outro qualquer, porque Crash se mostra muito mais do que isso. Tem uma sensibilidade fenomenal, fazendo interagir de forma brilhante "pequenas cidades" dentro de outra grande cidade. Um filme cheio de duras realidades retratadas de forma tão dura quanto. Mistura várias histórias que supostamente são distintas e que aos poucos vão se tornando cada vez mais entrelaçadas num perfeito encaixe de grandes atuações e perfeito conteúdo da obra. É forte, magnífico, profundo, emocionante e original. O mais interessante é a construção das cenas, que vão se misturando e envolvendo o espectador no drama de cada personagem, mostrando também as duas faces de uma mesma moeda, neste caso, de uma mesma pessoa. Totalmente merecedor do Oscar de melhor filme. Até agora sem nenhuma sombra de dúvida esse é o melhor filme que eu já vi em toda minha vida.

Um comentário:

  1. Oi Dani.
    Aind anão ví esse filme. Na verdade, me interesso mais por suspense e terror e filmes do tipo de Crash acabam passando desapercebidos por mim nas prateleiras. Mas assim que tiver oportunidade vou ver.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir