terça-feira, 22 de maio de 2007

"Pequena Miss Sunshine"


SINOPSE: "Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada"

PREMIAÇÕES: Ganhou 2 Oscars, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante (Abigail Breslin). Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Toni Collette). Ganhou 4 prêmios no Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor Roteiro de Estréia. Recebeu ainda outra indicação na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, para Paul Dano. Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz Coadjuvante (Toni Collette e Abigail Breslin). Recebeu também uma indicação ao Grammy de Melhor Trilha Sonora - Cinema/TV e mais outros que não caberiam aqui.

CURIOSIDADES: Foram necessários 5 anos até que o filme fosse concluído, devido a problemas financeiros. Os produtores compraram o roteiro de Pequena Miss Sunshine por US$ 250 mil. Inicialmente seria a Focus Features a produtora de Pequena Miss Sunshine, mas o estúdio desistiu do projeto em 2004. Foi então que o produtor Marc Turtletaub comprou de volta os direitos do filme e decidiu conseguir por conta própria a quantia necessária para o orçamento. O orçamento de Pequena Miss Sunshine foi de US$ 8 milhões.

MINHA OPINIÃO: Um excelente filme, destaco as características de cada personagem que são devidamente trabalhadas e somam para o andamento de todo o roteiro. Uma pequena obra-prima do cinema independente americano. É muito interessante perceber que o talento dos atores sobressai a qualquer tipo de efeitos especiais. Ver uma família tão desajustada mas ao mesmo tempo tão unida é emocionante, todos sempre preocupados uns com os outros mesmo tendo opiniões diversificadas e opções de vida tão diferentes. Mistura com maestria comédia escrachada com densidade dramática, além de grandes atuações, como da Abigail Breslin (atriz título) e Toni Collette que realmente brilhou no papel da mãe a favor da honestidade plena. Acho que a atuação do Alan Arkin poderia render muito mais ao filme se ficasse por mais tempo, mas apesar de curta sua passagem foi importantíssima e de grande qualidade. Frase que tiro como pensamento: "O verdadeiro fracassado não é alguém que não vence e sim aquele que tem tanto medo de não vencer que nem chega a tentar". Eu acrescentaria de como é importante o carinho de pessoas nos encorajando, apoiando e participando dos nossos sonhos mesmo não acreditando nele. E entender o quanto é grandioso na vida ter com quem contar e saber que terá um porto seguro caso algo dê errado. Apesar de todos os obstáculos não podemos perder o bom humor e os nossos planos porque a vida sempre continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário