quinta-feira, 3 de maio de 2007

"Hannibal - A Origem do Mal"


SINOPSE: "Hannibal Lecter (Gaspard Ulliel) assiste de perto a morte violenta de seus pais. Sem apoio, ele é obrigado a morar em um orfanato soviético, onde sua família morava anteriormente. Logo Lecter parte para Paris na tentativa de encontrar seu tio, mas é recebido pela sra. Murasaki Shikibu (Gong Li), uma viúva bela e misteriosa que lhe dá carinho e amor. Na cidade Lecter decide estudar medicina, como forma de aumentar suas habilidades para poder fazer justiça contra os criminosos de guerra que o perseguem"

CURIOSIDADES: "Gaspard Ulliel é o terceiro ator a interpretar o personagem Hannibal Lecter. Anteriormente apenas Brian Cox e Anthony Hopkins o haviam interpretado. Hayden Christensen, Macaulay Culkin, Hugh Dancy, Rupert Friend, Dominic Cooper, Tom Sturridge e Tom Payne fizeram testes para o jovem personagem Hannibal Lecter. Thomas Newman esteve cotado para ser o compositor da trilha sonora. Os eventos desta quarta edição da série são anteriores aos mostrados nos demais filmes já feitos com o personagem. O orçamento do filme foi de US$ 50 milhões"

MINHA OPINIÃO: Hannibal Lecter é um dos assassinos mais famosos da história do cinema, conquistou inúmeros fãs apaixonados pelo terror e obviamente a expectativa com essa quarta continuação foi muito grande. Ao assistir o primeiro filme da série nós conhecemos o psicopata louco e inconsequente e depois com a sequência nos surpreendemos com o horror explícito, com cenas completamente indigestas (pelo menos pra mim) com o canibalismo, mostrando inclusive pedaços de cérebro. Na terceira parte pudemos ver mesmo que atrás das grades, um maníaco frio e perverso, dono de uma mente extraordinária, mas também perturbada e capaz de cometer bárbaras atrocidades. Enfim, isso tudo é o que sempre tivemos na cabeça quando se tratava de Hannibal Lecter, mas agora a coisa muda. Já sabíamos o que ele era, mas ninguém imaginava a origem de todo esse mal. Nesse filme a infância dele vem a tona e os acontecimentos do passado podem explicar tanta carnificina que ele sempre cometeu. Claro que isso não justifica e nem ameniza as maldades que ele já fez, mas faz a gente entender o motivo de tanto ódio. Até pouquíssimo tempo atrás eu sentia raiva e medo se pudesse existir uma pessoa assim, mas ao assistir o menino tão sofrido que ele foi me fez repensar. Cada um tem um jeito de reagir diante de um acontecimento revoltante. Cada pessoa tem a sua maneira de defender sua família e lutar pelos ideais e valores de quem ama. As vezes fico supondo se esse personagem realmente existisse, fosse um cara qualquer e tivesse sendo julgado. O que ele seria? Um louco? Um psicopata que mata sem nenhum sentido? Não sei. Nesse filme eu sinceramente torci pra que ele matasse mesmo e fizesse valer a sua vingança. Creio que muitas pessoas também ficaram com essa pontinha de "bem feito" pras vítimas feitas por ele. Logicamente não estou aqui fazendo uma apologia nem dizendo que acho certo sair matando por aí pra se vingar. O que eu acho é que ele tem momentos de loucura e insanidade sim por tudo que ele viveu, acho que qualquer criança como aquela também não teria sã consciência de seus atos, eu colocaria como uma espécie de morte do coração ou ausência de sentimentos. Por mais que a gente tente esconder, todos nós temos o ato de vingança guardado e ele só é posto a mostra quando pessoas muito importantes são colocadas a prova, basta saber como dosar esses sentimentos ruins que temos por dentro. Mais uma vez o que eu sempre pensei se concretiza, ninguém é totalmente bom ou totalmente ruim. Então eu tento colocar uma opinião formada sobre o que seria mais justo, julgá-lo como louco ou como assassino. Mas ainda bem que não sou um juíz e não preciso decidir sobre a vida de ninguém, porque se tratando de Hannibal Lecter acho que o somatório desses dois adjetivos seria muito pouco pra decifrar a sua mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário