Um blog que funciona do meu jeito: sem rótulos. Posso falar de cinema, música, teatro, utilidades e, também, futilidades públicas. Jornalismo sem restrições. Lembrando que eu mudo de opinião, sim. Portanto, não me deem fórmulas certas. Não sou o mesmo sempre. Podemos ter opiniões diferentes, e isso não é um problema. Aqui tem espaço de sobra para comentários, críticas e sugestões. Soltem o verbo. Quem escreve o que quer lê o que vier... www.facebook.com/eudanielromano ou daniel.romano@msn.com
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Juliana Notari
Juliana Notari, atriz e marionetista, veio ao Brasil para apresentar uma série de 5 mini-espetáculos intitulados de “Velhas Caixas”. Juliana atualmente mora em Strasbourg, na França, onde fez residência no Institut de la Marionnette, pesquisando as técnicas de manipulação e construção de bonecos para um bonequeiro solista. É impressionante como a moça é simpática. Acabei de assistir uma entrevista dela no Jo Soares e pude conhecer uma de suas personagens. Muito bonito a forma cuidadosa que ela manipula os bonecos, um carinho que faz parecer que eles realmente estão vivos. A moça bonequeira retrata o lado poético da velhice, resultado do laboratório de 5 meses que fez em dois asilos franceses, onde instalou o seu atelier de bonecos e lá escutou, observou e desenhou estórias e gestos dos idosos que lá viviam. Uma sensibilidade única, que encanta até na forma de falar sobre os idosos.
Juliana é uma mulher com jeitinho de moleca, que mais parece se divertir (e não trabalhar) com aqueles bonecos. O projeto “Velhas Caixas” recebeu o prêmio “Melhor Experimentação nas Artes das Marionetas ” no Festival Mundial de Teatro de Marionetes de Praga, República Tcheca. Juliana Notari já se apresentou em diversos países como: Argentina, Bolívia, Brasil, Espanha, Itália, Letônia, República Tcheca, França, Suíça e México. As fotos que coloquei mostram o mini-cenário, com detalhes apaixonantes de uma cozinha. Até bolinho de verdade tem! Fica registrado aqui a minha simpatia imediata por ela e o meu aplauso de pé para essa moça tão simpática e talentosa. No Brasil, a maioria da população dá pouca importância para a arte. Mas Juliana Notari já passou por diversos países e deixou bastante gente encantada com o seu trabalho tão bonito. É a arte embutida no cuidado social com os idosos e, claro, eu tinha que divulgar aqui no blog. Parabéns!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário