terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vídeogame: um santo remédio

"Você já deve ter ouvido por aí que videogame deixa as pessoas desatentas, desconcentradas e atrapalha os estudos. Mas tem quem defenda exatamente o contrário. Pois o estudo de um brasileiro mostra que o videogame pode ser usado com muito sucesso no tratamento portadores de déficit de atenção e hiperatividade, conhecido como TDAH. O estudo ganhou reconhecimento internacional e até um prêmio especial na maior feira de ciências para estudantes do mundo todo, a ISEF 2011 (International Science and Engineering Fair), realizada no mês de maio, em Los Angeles."

"O autor do estudo é o jovem Matheus Manupella, paulista de apenas 17 anos, aluno do Colégio Renascença. Por conta dessa pesquisa, ele ganhou uma bolsa de estudos de US$ 60 mil da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, competindo contra outros 1.500 estudos de jovens pesquisadores de 65 outros países. Ele próprio explica que quando uma pessoa joga, principalmente quando ganha, sente uma sensação de maior satisfação e saciedade. Tal processo também pode ser explicado do ponto de vista neurobiológico: no cérebro de pessoas com TDAH, ocorre uma maior receptação de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina, responsáveis por essas sensações. Quando se joga videogame há uma maior liberação desses neurotransmissores."

Sou fanático por vídeogames e não podia deixar de divulgar essa notícia. É bom para os papais e mamães saberem que tirar o vídeogame da criança não é lá um castigo tão bacana assim. É só saber equilibrar as coisas e tudo ganha importância quando se trata da saúde mental da criançada. É até bom tratar sobre esse assunto, já que a maioria dos adultos acreditam que a concentração da criança diminui com o uso dos jogos eletrônicos. E o mais interessante nisso tudo é saber que o estudo conseguiu provar cientificamente o desenvolvimento do raciocínio lógico e uma memória mais aguçada nas crianças que jogam vídeogame habitualmente. Portanto, como eterna criança que sou, vou continuar fazendo meu cérebro trabalhar bastante. E que tal um FATALITY nos marmanjos que não se informam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário