segunda-feira, 11 de junho de 2007

"Turistas"


SINOPSE: "Passageiros de um ônibus brasileiro carrega turistas e brasileiros. Todos decididos a aproveitar da melhor maneira possível os encantos do Brasil. Porém o motorista perde o controle do ônibus por pouco eles não consegue escapar do acidente, antes que o ônibus caísse em um penhasco. O grupo decide ir até a praia para encontrar um bar que ouviram falar, ao invés de esperar com os moradores locais por um novo ônibus. Lá eles encontram bebidas exóticas e pessoas dançando, o que faz com que todos se divirtam. Porém logo eles começam a se sentir mal e desmaiam, acordando horas depois sozinhos na praia. O grupo foi roubado, sendo que agora todos estão sem seus passaportes e sem dinheiro algum. Eles chegam à uma cidade próxima, onde reencontram Kiko (Agles Steib), um adolescente brasileiro que conheceram na festa da noite anterior. Kiko lhes oferece uma casa na floresta, onde todos podem se hospedar. Eles aceitam a oferta, sem imaginar que há pessoas que usam métodos brutais e não têm compaixão por turistas."

CURIOSIDADES: O diretor John Stockwell aceitou a proposta de rodar Turistas devido a uma situação ocorrida com ele logo após concluir as filmagens de seu filme anterior, Mergulho Radical (2005). Stockwell viajou para conhecer o nordeste do Peru, onde foi roubado e baleado por um grupo de garotos de 13 anos. Inicialmente a história de Turistas seria ambientada na Guatemala. Raul Guterres, brasileiro residente em Los Angeles, foi procurado pelo produtor Scott Steindorff para saber de possíveis locações no Brasil que pudessem se passar pela Guatemala, já que o país tinha uma infra-estrutura superior para a realização das filmagens. Guterres indicou as florestas de mata atlântica existentes entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e locais com grutas subaquáticas, como a Chapada da Diamantina e a cidade de Bonito. Tempos depois, em uma reunião entre os produtores financeiros, foi definido que a história se passaria no Brasil. É o 1º filme norte-americano a ser inteiramente rodado no Brasil, com equipe de produção ficando no país durante 5 meses. O orçamento foi de US$ 10 milhões.

MINHA OPINIÃO: Acho que não é nenhuma surpresa mostrar mais carnificina. Já vi Jogos Mortais, Albergue, Hannibal e muitos outros parecidos e melhores. Até aí não existe nada de muito diferente. O que não gostei foi que o filme é totalmente tratato com preconceito contra o Brasil e passa uma imagem muito negativa do nosso país pro mundo inteiro. Com certeza já vimos coisas piores nos noticiários, mas senti o filme com uma carga totalmente voltada pra realmente denegrir nossa cultura e nosso país. Não senti como uma forma de mostrar nossa realidade, senti algo realmente depredador com o intuito único de destruir o Brasil. Não podemos aceitar que essas práticas de violências sejam relacionadas exclusivamente ao povo brasileiro, como se isso só acontecesse aqui. É uma realidade nossa? Sim, mas eles também tem seu ladro negro que é encoberto e então vem tentar detonar o Brasil porque sabem que muitas pessoas infelizmente irão concordar e apoiar o lindo e perfeito mundinho americano. O interessante seria mostrar as duas faces da moeda. Os podres e as qualidades que temos, mas lógico que não adianta querer pedir isso num filme de terror. Fica aqui minha sugestão de querer assistir um bom filme norte-americano falando da vida do povo brasileiro e das pessoas boas, honestas e humildes que tocam a vida de maneira digna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário