quinta-feira, 28 de junho de 2007

"Baixio das Bestas"

SINOPSE: "Auxiliadora (Mariah Teixeira) é uma jovem de 16 anos explorada por seu avô, seu Heitor (Fernando Teixeira). Ele vê falta de autoridade em tudo à sua volta, mas não pensa duas vezes antes de explorar a neta. Cícero (Caio Blat) pertence a uma conhecida família local e está apaixonado por Auxiliadora. Mas para tê-la ele precisará enfrentar o avô da menina."

CURIOSIDADES: É o 2º filme dirigido por Cláudio Assis. O anterior foi Amarelo Manga em 2003. As filmagens ocorreram entre janeiro e fevereiro de 2005, na cidade de Nazaré da Mata, em Pernambuco. Ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz (Mariah Teixeira), Melhor Ator Coadjuvante (Irandhir Santos), Melhor Atriz Coadjuvante (Dira Paes), Melhor Trilha Sonora e o Prêmio da Crítica, no Festival de Brasília.

MINHA OPINIÃO: O filme é chato, cansativo e não consegue prender o expectador em hora nenhuma. A trama tem como tema único a prostituição, totalmente obstinada pelo sexo explícito. Não é pelas cenas fortes que o filme se tornou ruim, o roteiro é idiota e não mostra nada que já não sabemos. Não sei como nomes tão renomados como Caio Blat e Dira Paes se sujeitam a prestar esse tipo de papel. Mateus Nachtergaele não me surpreendeu no elenco, acho que ele se presta a qualquer personagem, apesar de ser bom ator. Lógico que é uma realidade humana a prostituição e todos os fatores violentos que rondam, mas não consegue retratar de forma interessante. É tudo muito vago, uma mesmice danada, personagens nos mesmos lugares por diversas vezes. Parece que tudo se repete e nada se acrescenta, trinta minutos do filme passaria a mesma mensagem. Acho que ficou tudo muito exagerado e essa tal realidade que foi passada talvez exista mais na cabeça de quem dirigiu do que no foco retratado. A trilha sonora é péssima e chega a ser engraçado ver um caminhão carregando cana com fundo musical. Será que a cultura da Zona da Mata nordestina foi realmente passada? O maracatu parece que foi jogado meio que pincelado pra dar um ar de cultura local, mas chega a ser ridículo e fica totalmente perdido no filme. Não vale os DOIS REAIS que eu paguei pra assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário