segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Oscar 2012


"O Artista" resgatou o cinema mudo e em preto e branco, com a atriz franco-argentina Bérénice Béjo e o ator Jean Dujardin (vencedor do Oscar de melhor ator). Trata de duas estrelas de cinema dos anos 1920 em Hollywood, quando surge o cinema sonoro, que leva o popular ator ao esquecimento, e lança ao estrelato a jovem que o ama.

"O Artista" se consagrou como produção do ano e venceu o prêmio de melhor filme do Oscar 2012. O filme francês ficou com cinco estatuetas, mesmo número de "A Invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorsese, mas venceu nas categorias artísticas, como melhor direção (Michel Hazanavicius) e ator (Jean Dujardin), além de figurino e trilha sonora original. "Hugo" ficou com efeitos visuais, fotografia, direção de arte, mixagem e edição de som.

E mais uma vez o Brasil não ganha premiação no Oscar. "Os Muppets" derrota "Rio" e fica com o Oscar de melhor canção original. Sergio Mendes e Carlinhos Brown estavam presentes na cerimônia, acompanhados do diretor, Carlos Saldanha. Como disse José Wilker, a canção de "Rio" vai ficar mais tempo na cabeça das pessoas, já dos Muppets não. Concordo plenamente!

Meryl Streep ganhou o Oscar de melhor atriz por "Dama de Ferro", a terceira estatueta de sua carreira, que já teve 17 indicações. Meryl dividia as preferências com Viola Davis, de "Histórias Cruzadas". Seguindo a tradição da Academia, o apresentador foi o vencedor do Oscar de melhor ator em 2011, Colin Firth. Fiquei felizão com a premiação dela mesmo sem ainda ter visto o filme, coisa que eu ia fazer hoje. Sou fã do trabalho de Meryl Streep, é sempre delicioso ver esta incrível atriz no topo!


Um comentário:

  1. Achei uma injustiça "Real in Rio" ter perdido para a música do filme "The Muppets". Acho que existe um certo preconceito nessa escolha!

    ResponderExcluir