terça-feira, 30 de novembro de 2010

Traficantes x Rio de Janeiro


Um dia depois de cercar o Conjunto de Favelas do Alemão, na Penha, na Zona Norte do Rio, a polícia e as Forças Armadas entraram na comunidade na tarde deste sábado (27). Imagens do helicóptero mostram pelo menos um dos blindados da operação na favela. Foi para lá que mais de cem criminosos fugiram após a ocupação da Vila Cruzeiro, na quinta-feira (25). Algumas pessoas me perguntaram por qual motivo eu ainda não havia colocado nada no blog sobre essa onda de violência no Rio de Janeiro. Primeiro motivo: o blog é um entretenimento. Basta ligar em qualquer canal ou comprar qualquer jornal para saber o que estava e está acontecendo aqui no Rio. Segundo motivo: não tenho interesse em ficar detonando e dizendo que o Rio de Janeiro só tem violência. Eu só decidi fazer uma postagem sobre isso porque, agora, as coisas parecem estar entrando no eixo. Os moradores estão colaborando para que tudo se resolva da melhor forma, cartas de crianças agradecem o apoio da polícia. Vários moradores apoiam as revistas para quem está saindo ou entrando na favela. Isso significa que a polícia conquistou o apoio da maioria da população. Por que essa medida ainda não havia sido tomada? Não importa. O que importa é que está sendo feita. É aquele velho ditado: antes tarde do que nunca. Agora só nos resta esperar que os policiais consigam combater esses traficantes, que os moradores possam ter uma vida decente e que as crianças possam brincar na rua sem medo de bala perdida. O Rio de Janeiro precisa continuar lindo. Vamos torcer.

2 comentários:

  1. desculpem os demais blogeiros ... mas esse é meu filhão ..... valeu ..... temos que apoiar mesmo ... ficar falando igual aquele ministro do STF que é contra o uso das forças armadas etc ... caras como esse que só andam de carro blindado cheio de segurança fica fácil falar besteira ... Da maneira que se encontra o nosso Estado só usando primeiro a FORÇA para poder depois pensar em cidadania. Como falar em emprego, habitação, água, esgoto, creches etc ... dentro de uma jaula de Leões.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o apoio Daniel. Realmente isso deveria ser feito antes...muito antes de muita coisa!
    Porém tenho a minha opinião. Acho que não há como banir a violência no Estado do Rio. Existe a possibilidade de amenizar a situação,desde que toda essa segurança que está disponível hoje permaneça. Existem várias favelas aqui. Uma delas é a maior da América Latina. E a violência - boa parte dela - surgiu dali.Isso está sendo visto não só por nós, mas por vários países, o que prejudica ainda mais a imagem da nossa "cidade maravilhosa". E as Upps?
    UNIDOS PELO PÓ, como saiu na manchete do jornal O Extra de 24/11? Acho que isso resume. E o tráfico está reagindo com o terror nas ruas da cidade. E quem paga o preço, como sempre é a população carioca!!!

    ResponderExcluir