quinta-feira, 29 de maio de 2008

"Homem de Ferro"


SINOPSE: "Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro."

CURIOSIDADES: Em 1999 houve um contato com Quentin Tarantino para que dirigisse e escrevesse o roteiro de Homem de Ferro. Em junho de 2001 os produtores negociaram com Joss Whedon, grande fã do personagem, para que dirigisse o filme. Em dezembro de 2004 Nick Cassavetes foi contratado como diretor de Homem de Ferro, que inicialmente seria lançado nos cinemas em 2006. Nicolas Cage e Tom Cruise manifestaram interesse em interpretar Tony Stark. Rachel McAdams era a 1ª escolha do diretor Jon Favreau para a personagem Virginia "Pepper" Potts, mas ela recusou o papel. Robert Downey Jr. treinou artes marciais 5 dias por semana, para ficar em forma para Homem de Ferro. Robert Downey Jr. trabalhou por 8 meses após o término das filmagens com a técnica de captura de movimento, de forma que os movimentos do Homem de Ferro fossem o mais realista possível. Para se preparar para o filme Jeff Bridges e Gwyneth Paltrow leram diversas edições da revista em quadrinhos do Homem de Ferro. Nos quadrinhos o personagem Tony Stark torna-se o Homem de Ferro durante a Guerra do Vietnã. No filme esta situação foi atualizada para a Guerra do Iraque. Stan Lee, criador do personagem, faz uma pequena ponta no filme.

MINHA OPINIÃO: Nunca acompanhei muito as revistas em quadrinhos, então não posso criticar como fã e sim somente pelo filme. O que achei interessante foi que o personagem tenta se redimir pelos atos cometidos e não é um protagonista super-herói sem nenhum defeito. As cenas são ágeis e a trama empolga. A construção até que ele chegue a ser o "homem de ferro" é muito bem feita. É tudo natural, vemos um homem "voando" sem achar isso um absurdo. Com isso, os efeitos especiais parecem ser bem mais bonitos de se ver. As tiradas engraçadas também são colocadas no ponto certo. As lamentações dele com o robô são ótimas. Robert Downey Jr. está brilhante em cena e junto com Gwyneth Paltrow consegue cativar quem assiste. Vale a pena.

Assista o Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário