quinta-feira, 11 de outubro de 2007

"Querô"

SINOPSE: "Querô (Maxwell Nascimento) é filho de uma prostituta, que foi expulsa do bordel em que trabalhava no dia em que deu à luz. Desesperada, ela se suicida tomando querosene. Violeta, a dona do prostíbulo, decide cuidar do garoto e o apelida de Querô, em referência ao modo como sua mãe morreu. Ao crescer Querô, revoltado com os maus tratos que recebe, passa a cometer pequenos delitos. Um dia ele é pego e encaminhado à Febem, onde sua vida é marcada para sempre."

CURIOSIDADES: Essa foi a estréia de Carlos Cortez na direção de longa-metragens de ficção. Foram realizados testes com mais de 1200 garotos, de 12 a 21 anos, nas cidades de Santos, Guarujá, Cubatão e São Vicente. Destes cerca de 200 frequentaram oficinas de atores coordenadas pelo preparador de atores Luiz Mário Vicente. Querô contou com a participação de 40 adolescentes da região portuária de Santos, que integraram as Oficinas Querô. Esta é a 2ª vez que o livro de Plínio Marcos é adaptado para o cinema. A anterior foi em Barra-Pesada (1977). Quero dizer que essa semana estou atualizando com duas críticas porque este filme já saiu de cartaz. Pelo que sei ele vai voltar depois do dia 14 no cinema da UFF mas não sei se é verdade. Enfim, fica a dica para quem curte o cinema alternativo. Lembrando que as segundas o ingresso custa apenas dois reais.

MINHA OPINIÃO: São poucos os longas brasileiros que eu gosto, por isso achei bacana falar sobre este, é uma pena que a divulgação tenha sido tão pequena. Maria Luísa Mendonça deu um show interpretando uma prostituta, mesmo com uma atuação curta ela conseguiu dar uma abertura muito boa na história. O longa mostra a realidade brasileira de um garoto pobre e criado sem nenhum tipo de educação ou referência positiva. É um alerta para o governo que esses meninos de rua tem que ter um apoio, não podem simplesmente serem vistos como marginais, porque os delitos só vão aumentando quando eles percebem que são excluídos pela sociedade. Lógico que não estou aceitando que uma pessoa sem condições possa roubar ou entender que seja um criminoso, todo mundo tem escolha e opta pelo caminho errado quem quer. Mas claro que quem já vive cercado de influências ruins, "cair" pro lado marginal é muito mais fácil, infelizmente sabemos que funciona assim. A trama também escancara o verdadeiro cotidiano da maioria das Febens, como ela é passada para as pessoas e como ela é vivida lá dentro. Um filme que vale a pena ser visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário