quinta-feira, 6 de setembro de 2007

"Paranóia"

SINOPSE: "Kale (Shia LaBeouf) está sob prisão domiciliar por 3 meses, sendo que caso dê um passo além do perímetro de 30 metros irá para uma prisão de verdade. Desta forma ele vive em sua casa, jogando videogame, navegando pela internet, vendo TV e espionando as pessoas pela janela do seu quarto. Um dos seus alvos é Ashley (Sarah Roemer), sua linda vizinha que logo torna-se sua amiga e, para sua surpresa, também se interessa em espionar a vida alheia. Até que um dia eles passam a desconfiar que um dos vizinhos é na verdade um assassino."

CURIOSIDADES: O roteiro do filme foi escrito nos anos 90, mas o estúdio que o adquiriu desistiu de rodá-lo devido ao anúncio da refilmagem de Janela Indiscreta, dirigido e estrelado por Christopher Reeve. Desta forma o estúdio simplesmente deixou expirar o prazo-limite que tinha para rodá-lo. Durante as filmagens David Morse não disse uma única palavra a Shia LaBeouf ou a qualquer dos atores adolescentes. Ao rodar uma cena com Shia LaBeouf, David Morse bateu a mão com força na parede, quebrando 3 dedos. O orçamento de Paranóia foi de US$ 20 milhões.

MINHA OPINIÃO: Achei interessante mostrar a vida de um rapaz com prisão domiciliar e as mesmices do dia-a-dia dele, que fazem o espectador entender como pode ficar alucinada a mente de uma pessoa que não dispõe de um cotidiano comum. Fica clara a diferença dos dois personagens, sua amiga Ashley faz as "investigações" da vida alheia como se fosse uma espécie de diversão, ao contrário do Kale, que entra nesse mundo simplesmente por falta do que fazer. Com isso, ele tenta se informar de cada detalhe da vida dos vizinhos e acaba levando muito a sério o que no início parecia uma simples brincadeira. Mas acho que o filme poderia ter um roteiro melhor elaborado, tendo um foco maior nas loucuras que uma pessoa enclausurada pode ter. Acho que perde totalmente a graça eu comentar se o tal vizinho investigado era um verdadeiro assassino ou apenas ilusão de um jovem perturbado, até porque estragaria tudo pra quem ainda não assistiu. Odeio contar final de filme. Mas, independente do lado que foi escolhido pro final, com o decorrer da trama não percebi nada de muito diferente. Prende a atenção, mas não surpreende e nem tem uma história tão diferente dos demais filmes do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário