quinta-feira, 27 de setembro de 2007

"Cidade dos Homens"

SINOPSE: "Laranjinha (Darlan Cunha) e Acerola (Douglas Silva) são amigos, que cresceram juntos em uma favela do Rio de Janeiro e agora estão com 18 anos. Acerola tem um filho de 2 anos para cuidar, mas sente-se preso pelo casamento e lamenta a paternidade precoce. Já Laranjinha está decidido a encontrar seu próprio pai, que não conhece. Paralelamente o morro em que vivem é sacudido pelo mundo do tráfico, já que Madrugadão (Jonathan Haagensen), primo de Laranjinha, perdeu o posto de dono do local para Nefasto (Eduardo BR)."

CURIOSIDADES: Os personagens Laranjinha e Acerola apareceram pela 1ª vez no curta-metragem Palace II (2002). Posteriormente estrelaram a série de TV "Cidade dos Homens", exibida entre 2003 e 2005. A idéia de usar o tema da ausência do pai no filme surgiu após uma pesquisa feita em 2003, com 50 moradores de favelas cariocas. Foram usadas como locação 7 favelas da cidade do Rio de Janeiro.

MINHA OPINIÃO: O roteiro do filme é muito bom. Mostra o cotidiano de uma favela, uma espécie de resumão para quem já assistiu a série, mas sem exageros em focar nas cenas fortes. A violência é passada de forma "natural" e não agride o expectador, apenas escancara a realidade. Laranjinha tenta encontrar o pai que ele nunca conheceu para realizar o sonho de ter um sobrenome a mais em sua certidão, enquanto Acerola espera encontrar o pai que existe nele mesmo. Mas o filme não se resume apenas na vida dos dois persongens principais, é muito bacana ver também pessoas que trabalham e tentam manter uma vida digna mesmo presenciando todos os acontecimentos negativos que uma favela tem. Há um novo fato descoberto pelos meninos (obviamente não vou contar) que pode mexer com a amizade dos dois. Outro ponto que achei positivo foram os flashs fazendo relembrar o passado deles. O conteúdo é bem explicado e toda a trama tem um desenrolar interessante. Gostei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário