sexta-feira, 6 de março de 2015

Birdman

Birdman conta a história de Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator que fez sucesso com um único personagem: Birdman, caindo no esquecimento da indústria Hollywoodiana após recusar fazer mais uma sequência da franquia. Riggan busca no teatro o seu antigo prestígio, mas as frustrações do personagem vão muito além de cobiça por reconhecimento. O cara tem um casamento fracassado e um relacionamento pra lá de conturbado com a filha Sam (Emma Stone, que por sinal está ótima). É uma tragédia cômica, que se torna grandiosa pela maestria na condução.

A primeira cena de Michael Keaton é flutuando. Percebemos desde aquele primeiro segundo de que não estamos diante de um filme qualquer. Nos deparamos com um humor negro no ponto certo e um roteiro inteligente, recheado de boas atuações. A filmagem da câmera como se fosse uma espécie de espião indo atrás dos personagens é bacana demais. Parece que dá tempo para o público pensar nas cenas, já que a trama pode ter conclusões variadas. Michael Keaton está impecável, totalmente entregue ao personagem e beira a perfeição.

Riggan Thomson tem uma espécie de dupla personalidade e guarda dentro de si o Birdman, personagem o qual é sempre lembrado por onde passa. A caminhada no decorrer da trama é meio fantasiosa e também irônica, trazendo um personagem dilacerado em um ser humano descuidado de si mesmo. Sua segunda personalidade parece sempre mais poderosa e mais implacável, enquanto o real Riggan Thomson aparenta estar cada vez mais perturbado psicologicamente.

A luta maior é de Michael Keaton pra Michael Keaton (ou de Riggan Thomson contra Birdman). E quem vence nessa batalha somos nós, espectadores. Ainda não assisti todos os filmes que concorreram ao Oscar, mas posso dizer que Birdman é um filmaço, com conteúdo seguro e bem feito, aberto para vários tipos de definições. A "dramédia" do mexicano Alejandro González Iñárritu não é uma obra fácil de se entender, mas é nesse ponto em que o diretor leva medalha de ouro. Se permita voar, porque o filme é um prato cheio pra qualquer cinéfilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário