quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Castrar é cuidar...

Hoje levei o meu gato Gonçalves pra castrar. Ouvi tanta gente ignorante falando "tadinho do bichinho" e "não faça essa maldade" que no início me assustei. Não pelo fato de vir de gente que não me conhece, porque nunca dou ideia pra quem não me importa. Mas o mais estranho é ouvir isso de gente que me conhece. Eu levando um animal para ser mal tratado? Logo eu? E pior: tem gente que ainda pensa que os animais devem seguir o curso natural e cruzar sem parar. Será que essas pessoas tem noção da quantidade de animais que são abandonados nas ruas diariamente? Talvez não. Será que essas mesmas pessoas conseguem pensar que castrar é uma decisão responsável de não querer ver mais animais nas ruas? Animais não usam camisinha. Alguém precisa fazer alguma coisa. Não estamos mais na Era das Cavernas.

Para quem me conhece e quer saber o motivo da castração do Gonçalves, lá vai: ele foi castrado para que vá menos vezes pra rua. Existem inúmeros gatos e gatas com sarna pelas ruas. Eu não gostariade ver o Gonçalves com essa doença ou com qualquer doença viral. Diminuindo a ida dele pra rua eu também diminuo as chances dele ser atropelado. Adotei ele e assinei um termo de adoção responsável com a Cynthia. Castração, pra mim, é responsabilidade. É dessa forma que penso. Se engana quem pensa que um animal não castrado é mais feliz. Na verdade nem pensa, só se engana. E talvez nem ame verdadeiramente os animais, talvez nem cuide, talvez nem se importe. Indico aos indecisos sobre castrar ou não castrar que conversem com um veterinário. A maioria das pessoas que acham que é maldade castrar um animal nem se envolvem de perto em qualquer projeto de proteção aos animais e jamais se comovem ao verem um animal na rua. Parabéns, Cynthia! Parabéns, Luciana! Parabéns, Fabio! Parabéns, Marcelo! Aplaudo de pé quem está sempre na luta em favor do bem estar animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário