sexta-feira, 30 de novembro de 2007

"Leões e Cordeiros"

SINOPSE: "O senador Jasper Irving (Tom Cruise) pretende lançar sua nova "estratégia completa" para a guerra dos Estados Unidos no Afeganistão e, para divulgá-la, precisa convencer a jornalista Janine Roth (Meryl Streep). Simultaneamente o dr. Stephen Malley (Robert Redford), um professor idealista, tenta convencer Todd (Andrew Garfield), um de seus alunos mais promissores, a mudar o curso de sua vida. Ao mesmo tempo Ernest (Michael Peña) e Arian (Derek Luke) são soldados que estão lutando nas montanhas geladas do Afeganistão, buscando se lembrar do porquê de terem se alistado no exército americano."

MINHA OPINIÃO: O filme tem como tema central a participação dos Estados Unidos na Guerra no Afeganistão. A trama gira em torno de um senador querendo apresentar uma nova estratégia de guerra para uma jornalista, personagem muito bem interpretado pela Meryl Streep. Também une à história um professor universitário e jovens alunos e ex-alunos interagindo sobre a estratégia apresentada pelo senador. O que eu não gostei foi a quantidade de diálogos que acontece nas cenas, existe muita conversa no decorrer e pouca coisa acontece. Se tratando de uma guerra, poderia ter mais ação e menos conversa. Talvez isso seja até benéfico para alguns, já que tudo é detalhadamente explicado, mas a meu ver isso foi um ponto negativo. Mesmo assim, isso não torna o filme ruim. O papel da imprensa foi muito bem colocado, sem vilões ou mocinhos. Não é um filmaço, mas o bacana é fazer as pessoas refletirem sobre o assunto. Vale a pena conferir.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

"Antes Só do que Mal Casado"

SINOPSE: "Eddie Cantrow (Ben Stiller) é um solteirão convicto, que jamais teve coragem de ter um relacionamento sério e duradouro. Isto muda quando ele conhece Lila (Malin Akerman), uma mulher sexy e aparentamente fabulosa. Pressionado por seu pai (Jerry Stiller) e Mac (Rob Corddry), seu melhor amigo, Eddie decide se casar com ela, mesmo conhecendo-a há apenas seis semanas. Porém, quando eles rumam para a lua-de-mel no México, Lila demonstra ser uma pessoa bem diferente da que Eddie conheceu, tornando-se uma mulher insuportável. Irritado com a transformação de sua esposa, Eddie conhece Miranda (Michelle Monaghan), uma jovem por quem se apaixona. Agora ele precisa encontrar um meio de manter Lila afastada, para que possa conquistar Miranda."

CURIOSIDADES: Inicialmente seria Barry Sonenfeld o diretor de Antes Só do que Mal Casado. Ele foi substituído por James Bobin e, posteriormente, pelos irmãos Peter e Bobby Farrelly. Na fase em que o filme seria dirigido por James Bobin os protagonistas seriam Jason Bateman e Amy Poehler. Este é o 2º filme em que os diretores Peter e Bobby Farrelly e o ator Ben Stiller trabalham juntos. O anterior foi Quem Vai Ficar com Mary? (1998). Refilmagem de Corações em Alta (1972).

MINHA OPINIÃO: A trama é bem leve e consegue tirar boas risadas do expectador. A comédia foi colocada no ponto certo, não fica aquela história boba demais, trata de um cotidiano comum, encaixando pitadas de humor sem exageros. A vida do personagem é engraçada e contagiante, o riso com certeza é garantido principalmente nas cenas de sexo do casal. A fotografia é muito bonita, a trilha sonora que deixou um pouco a desejar mas com certeza não fez diminuir em nada toda a graça do filme. É cômico ver o desespero do personagem ao se deparar com uma mulher que é o oposto do que ele imaginava. O roteiro traz uma mensagem imbutida de que nem sempre conhecemos as pessoas ao nosso redor, mesmo que pelo lado da comédia. As vezes estamos lidando com alguém por algumas semanas e na verdade não sabemos nada sobre essa pessoa. Outras conhecemos por pouquíssimas horas ou dias e parece que já temos uma vida inteira em comum. O final é interessante e diferente das mesmices. Gostei.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

"O Magnata"

SINOPSE: "Magnata (Paulo Vilhena) é um astro do rock que ganhou muito dinheiro com a carreira, mas que na verdade financia suas extravagâncias com o dinheiro deixado de herança por seu pai. Imaturo e deslumbrado com o sucesso, Magnata vê sua vida mudar após conhecer Dri (Rosanne Holland), por quem se apaixona. Mas no mesmo dia em que isto acontece Magnata comete o maior erro de sua vida, o que faz com que seus sonhos se tornem verdadeiros pesadelos."

MINHA OPINIÃO: Confesso que já fui assistir o filme com um pouco de receio de ser ruim. Roteiro do Chorão do Charlie Brown realmente me deu medo. O conteúdo não é muito amplo, mostra a vida de um cara rico e sem nenhuma maturidade. Mas o interessante é que a vida do personagem é bastante trabalhada, inclusive destaca a criação que ele teve de sua mãe. Por certos momentos comecei a achar que tentaram passar a história do Chorão no longa. Tirando alguns deslizes (como por exemplo o fato do Magnata ser um cantor famoso e andar pelas ruas natualmente) o filme é interessante. A "paixão" (eu prefiro colocar namorico) dos dois personagens principais teve a dose certa, não fica aquela situação absurda onde o cara muda da água pro vinho ao conhecer "a menina dos seus sonhos". As cenas tem um desenrolar bacana e o final foi justo, apesar de não ter sido tão surpreendente, não é vago como a maioria dos filmes brasileiros. Vale a pena conferir.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

"Quarto 1408"

SINOPSE: "Mike Enslin (John Cusack) é um renomado romancista de terror que apenas acredita no que vê com seus próprios olhos. Ele é o autor de diversos best-sellers que desacreditam eventos paranormais em cemitérios e supostas casas mal-assombradas, sendo que até hoje não encontrou evidências de que exista vida após a morte. Até que um dia ele decide ir ao famoso Dolphin Hotel, para se hospedar no amaldiçoado quarto 1408. Gerald Olin (Samuel L. Jackson) o avisa de que diversas mortes já ocorreram neste quarto, mas Mike está decidido a conferir se sua fama está condizente com a verdade."

CURIOSIDADES: A inspiração de Stephen King para escrever a estória que gerou 1408 foi uma série de reportagens publicadas sobre o parapsicólogo Christopher Chacon, que investigou um quarto mal-assombrado no hotel Del Coronado, na Califórnia. A atriz Kate Walsh foi contratada para 1408, mas teve que desistir da personagem devido a conflitos de agenda com a série de TV em que atuava, "Grey's Anatomy". Em seu lugar foi contratada Mary McCormack. Há diversas referências ao número 13 ao longo do filme. Uma delas é o próprio título, cuja soma dos números dá treze.

MINHA OPINIÃO: A trama não consegue prender a atenção, o roteiro é muito bagunçado. Achei muita imensidão para um pequeno quarto de hotel. Tudo bem que se trata da paranormalidade, é normal "viajar" um pouco, mas o filme poderia ter sido muito melhor trabalhado. Samuel L. Jackson fica totalmente perdido e parece mais um figurante. Não sei como um ator renomado como ele se sujeita a participar de um filme com uma atuação tão pequena e nula. O foco principal não foi bem colocado, acaba passando mais a sensação de um personagem louco e a discussão do mundo paranormal é esquecida. Tudo se resume num grande mundo sobrenatural vago, mas apesar desses furos e da trama não acrescentar muito, John Cusack conseguiu dar conta do recado e fez um bom trabalho.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

"Jogos Mortais 4"

SINOPSE: "Após a notícia do assassinato do detetive Kerry, os agentes Strahm (Scott Paterson) e Perez (Athena Karkanis) chegam à delegacia de polícia, que está vazia. Strahm e Perez são oficiais veteranos do FBI, sendo especialistas em traçar perfis psicológicos de criminosos. Eles ajudam o também veterano detetive Hoffman (Costas Mandylor) a examinar o mais recente jogo de Jigsaw (Tobin Bell). Porém quando o comandante Rigg (Lyriq Bent), o último oficial ainda intocado por Jigsaw, é sequestrado, os detetives iniciam uma busca pela cidade à sua procura. Paralelamente Rigg precisa lidar com o jogo criado, tendo apenas 90 minutos para superar as armadilhas para ele criadas."

MINHA OPINIÃO: Na nova edição dessa franquia que deu certo, os jogos sanguinolentos do vilão e de sua aprendiz Amanda continuam. O mais interessante desse quarto filme é que foi muito bem explorado a vida de Jigsaw, para que as pessoas possam entender o motivo e como tudo começou. Lógico que a trama tem cenas bem fortes e não é recomendado para quem tem um estômago fraco, mas tem um roteiro inteligente, onde tudo se encaixa. Os flashs fazendo relembrar as edições anteriores é totalmente válido, já que a história tem um desenrolar super ágil e requer raciocínio rápido de quem assiste. É empolgante ver a capacidade de inteligência do assassino, criando jogos especificamente bolados para aquela determinada pessoa, sempre utilizando algo que interfere na vida de quem "joga". A justificativa seria como uma espécie de punição por estar participando do jogo, sua vida é muito bem estudada antes de se tornar escolhido pro teste, não é qualquer pessoa que é posta aos jogos sangrentos. O que mais me deixa fascinado com o filme é esse entrelaçamento de histórias, esse respeito que existe pelo expectador que acompanha desde o primeiro longa, fazendo tudo se entrelaçar e sempre manter a história usando e revivendo as antigas edições. Uma trama interessante, com conteúdo e um desenrolar cada vez mais surpreendente. Ficarei na torcida por futuras continuações!