quinta-feira, 9 de outubro de 2008

"Ensaio Sobre a Cegueira"


SINOPSE: "Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda enxerga é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida."

CURIOSIDADES: O produtor Niv Fichman teve interesse em adaptar o livro "Ensaio Sobre a Cegueira" para o cinema em 1999, quando ele e o roteirista Don McKellar viajaram às ilhas Canárias para conversar com o autor José Saramago. Uma das exigências feitas por Saramago para vender os direitos de adaptação é que no filme não fosse possível reconhecer em qual país a história se passa. Foi o filme de abertura do Festival de Cannes 2008. José Saramago foi convidado à première de Ensaio Sobre a Cegueira em Cannes, mas seus médicos o proibiram de viajar. Desta forma o diretor Fernando Meirelles foi até Lisboa para lhe mostrar o filme. O orçamento de Ensaio Sobre a Cegueira foi de US$ 25 milhões.

MINHA OPINIÃO: É triste ver onde o ser humano pode chegar. Não tem uma explicação para a contaminação nem para a doença. Acredito até que não seja mesmo necessária tal explicação, até porque o grande objetivo é mostrar como as pessoas podem chegar num nível de brutalidade que mais parece uma retrospectiva da Era das Cavernas. A briga por comida, a falta da necessidade básica para sobrevivência e a desunião com o próximo diante de um problema são os destaques principais da trama. A história é comovente e o decorrer dela só faz deixar isso mais à mostra. Acredito que Julianne Moore é digna de um Oscar como melhor atriz. Quem for assistir, tem que estar realmente disposto a ver cenas fortes e tocantes. O roteiro é muito bem elaborado e a carga emocional dos personagens são muito bem colocadas. Suas profissões e suas vidas antes da contaminação são divulgadas por completo, sem deixar furos. Um filme de ótimo conteúdo e criatividade. Um excelente trabalho, vale conferir.



Assista o Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário