Uma das melhores produções indicadas ao Oscar 2025 é, sem sombra de dúvida, a animação ‘Flow’. Acompanhamos a trajetória de um adorável gato preto que se vê lutando pela própria sobrevivência após uma enchente devastadora. Nessa jornada, ele cruza no caminho com aliados importantes e percebe que não precisa ficar sozinho em sua autoindependência.
É bom destacar que no filme não existe fala, apenas sons. E esse diálogo não existente em palavras não faz a menor falta. É muito interessante ver as espécies diferentes se ajudando e tentando entender o que importa para o outro, mesmo com suas diferenças.
Trazendo o conteúdo para a nossa vida real humana, a animação me trouxe reflexões interessantes sobre como as pessoas que passam por nossa trajetória se tornam importantes sem a gente ter uma real explicação para isso. A gente apenas sente e de alguma forma, entre conflitos e parcerias, sabemos quem realmente é importante.
A apresentação mais incrível do filme é sobre família ou quem deveria ser próximo de nós. Seja em pensamentos, posicionamentos ou ideais. Isso fica explícito nos animais de mesma espécie. A mensagem sobre ser da mesma família e não ter ligação é muito bem colocada. Mostra que está tudo bem ser diferente e que família é aquela que a gente constrói vivendo com união, respeito e companheirismo. Precisamos encontrar o nosso lugar, se afastar do que não faz mais sentido e viver as conexões especiais que surgirem no caminho da vida. O filme é gostoso demais de assistir. Adorei.