segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Educação ou vergonha?


Uiliene Araújo, professora de 24 anos, foi demitida e teve seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz (MA) encerrado nesta sexta-feira, após a publicação de fotos que mostravam uma sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado. Nas imagens é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas, além do chão da sala de aula alagado e buracos no telhado da instituição. De acordo com a professora, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. “Acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim", disse a professora.

“Fui punida pela publicação das fotos e isso não é justo. É o tipo de coisa que acontecia na época da ditadura, mas estamos em uma democracia. Ela [a diretora] não está agindo como uma gestora. Está tratando a escola como propriedade privada, mas a escola é de propriedade pública, é do município. Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão.", relatou Uiliene. O secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, disse que a medida foi tomada porque a professora procedeu de forma errada. Qual seria a forma correta? Fingir que não vê?

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dolly


Ontem perdi a Dolly, minha eterna mascote. Ela morreu dormindo, no mesmo cantinho e na mesma posição que dormia todas as tardes. De dia estava super bem, do mesmo jeito de sempre, e a noite morreu sem me dar nenhum sinal. Não pude correr com ela pro veterinário, não pude fazer nada. Mas talvez tenha sido melhor assim. Durante a madrugada, fiquei lembrando de tudo desde o começo. Lembro perfeitamente quando meu amigo do colégio, Thiago, trouxe ela pra mim e peguei no colo pela primeira vez. Ela tinha pouco mais de um mês e nem ficava em pé direito. Eu ainda morava na vila com a minha avó, era um garoto de 16 anos.

A Dolly participou da minha adolescência, da minha juventude e da minha fase adulta. Foram quase 12 anos de uma experiência única. Uma amigona, uma filha ou algum sentimento bem parecido com isso. Eu não separo bicho de gente e vou sentir falta das nossas conversas. Tudo bem que era só eu que falava, mas ela ouvia e parecia entender muito bem. Lembro de um texto que li do filme "Marley e Eu", que diz que para um cão você não precisa de carros luxuosos, de grandes casas ou de roupas de marca. Símbolos de status realmente não significam nada para os cães e talvez por esse motivo eu tenha tanta paixão por eles.

"Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou burro, esperto ou idiota. É muito simples: dê o seu coração e ele lhe dará o dele." A Dolly era exatamente assim. Parecia que a única felicidade dela era me ter por perto. Isso fazia eu me sentir especial e extraordinário. De quantas pessoas posso falar isso? Enfim, ainda não sei como são as coisas sem a Dolly. Sem a companhia dela, sem os banhos semanais, sem colocar a comida e trocar a água todos os dias. Foram quase 12 anos de história. Ela esteve presente em quase metade da minha vida. Mas a gente tem sempre que seguir em frente. E agora, vó, é contigo aí em cima. Cuida dela pra mim, porque eu já estou com saudade!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

E o salário óóó...

O nosso país infelizmente não dá prioridade para a educação. Jamais, em governo algum, a educação foi tratada com prioridade. Seja nas quadras de esporte ou dentro da sala de aula, os professores ganham salários baixíssimos e são responsáveis pelo aprendizado de crianças e adultos. É uma responsabilidade enorme com um salário tão pequeno. Hoje é o dia deles, dos nossos mestres. Fica aqui a minha humilde homenagem e os meus parabéns para Joceli (mais conhecida como tia Jota, que me alfabetizou), Cirlene Vasconcelos, Frank Albert, Elaine Freitas, Rodrigo Ségges e todos os professores que batalham com tanta coragem e dignidade. Feliz dia do professor!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ted


"Ted" conta a história de um ursinho de pelúcia que ganha vida através do desejo de John Bennett (Mark Wahlberg), um menino solitário, que não possui nenhum amigo, e não tem ninguém para brincar. Como um pedido de noite de natal, o desejo se concretiza e o ursinho Ted passa a falar e ser o único e verdadeiro amigo de John. Os dois viram grandes compnheiros, se tornam irmãos inseparáveis para todas as horas (principalmente nas das trovoadas) e envelhecem sem amadurecer.

John arruma uma namorada, Lori (Mila Kunis), e é aí que o filme começa. A moça não aceita ter um namorado que ainda não se tornou um homem de verdade e ainda por cima tem um ursinho de pelúcia. Mas vale ressaltar que o longa não é uma história infantil. Ted não é um ursinho brincalhão. A classificação etária é de dezesseis anos e o ursinho protagonista fala palavrão, faz sexo no supermercado que trabalha e usa drogas.

É hilário ver um ursinho de pelúcia tão politicamente incorreto. É o contrário de tudo o que estamos acostumados a ver, porém, não passa de um grande besteirol. E, como tudo é uma imensa bobagem e a proposta do roteiro foi essa, não tem como falar que o conteúdo é ruim. Os diálogos são bons e cômicos, eles até citam famosos rotulados para fazer piada. O da Susan Boyle é a melhor sacada (essa só quem viu vai entender). Enfim, o filme cumpre o seu papel e faz a gente dar boas risadas.

sábado, 6 de outubro de 2012

Vereador Marcelo Pereira

Me decidi. Amanhã vou votar em Marcelo Pereira para vereador. Confesso que eu ia anular o meu voto e apertar zero em tudo. Mudei de ideia depois de ter visto a placa do candidato voltando de uma viagem, li algumas coisas na internet e assisti alguns debates também. Não posso ir contra o meu faro e minha intuição. Marcelo (PV/43001) é um amante dos animais e só com isso já ganha a minha admiração. Sua proposta é criar uma comissão interna na prefeitura de Niterói, com o objetivo de centralizar e coordenar os projetos relacionados a proteção animal, além de incentivar a castração e campanhas de adoção. Marcelo quer criar um hospital público veterinário, a fim de atender os animais da população mais carente da cidade. Para quem também está indeciso ou quer ler sobre o assunto, vale conferir o site (http://marcelopereira43001.icandweb.com/pg.php?id=3) e ler as propostas do candidato. Quanto à prefeitura, continuo pensando em anular o meu voto. É melhor sair da urna eletrônica com a certeza de que não fiz merda.