quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Museu da Arte Ruim

O que é arte para você? Dizem que arte é aquilo que causa reação de quem vê. A verdade é que muitas telas valem milhões e não nos representam nada visualmente. Certas figuras são tão borradas que mais parecem uma brincadeira de criança. Baseado nessa ideia de que muita arte não presta, um museu nos EUA resolveu levar ao pé da letra esse conceito. Resumindo: as obras são consideradas uma porcaria e, ainda assim, fazem sucesso com direito a exposição em galerias.

O Moba, ou Museum of Bad Art (ou Museu da Arte Ruim, em tradução livre), apresenta a "arte ruim demais para ser ignorada", e o que exibe é justamente isso. Parece cômico, mas alguns desenhos são mais visíveis do que outros caríssimos que já vimos anteriormente. O catálogo do Moba está disponível para o público em galerias nas cidades de Boston e Somerville, no Estado de Massachusetts. Alguns deles são de fazer pintor de rodapé se sentir um Monet.

Aqui no blog coloquei tres fotos, mas vale conferir outras que estão disponíveis na internet. A primeira simboliza o Ferrugem em formato de smurf. A segunda foto seria Michael Jackson segurando uma cabeça de cavalo, lembrando "O Poderoso Chefão". E pelo que pesquisei na internet, essa terceira e última foto é de um cachorro. Pasme: um cachorro. Eu diria que é um gato com rosto de gente. Então, deixe sua percepção aflorar e não se assuste. O que os olhos veem, o coração sente!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Chico Anysio

Neste domingo (28) no Fantástico, da TV Globo, o humorista Chico Anysio comentou sobre os 110 dias que passou internado no hospital e disse que não tem medo de morrer, mas sim pena. "Não tenho medo de morrer, tenho pena de morrer, porque morrendo não vou ver meus netos crescendo", disse o comediante de 80 anos e 64 de carreira.

Chico Anysio ainda falou que foi desenganado três vezes pelos médicos quando ficou internado por quase quatro meses devido a problemas respiratórios e cardíacos. "Fiquei internado 110 dias, 78 na UTI e 48 sem beber água. Quando tinha sede eles pingavam oito gotas de água", contou. O ator disse que a prece do povo foi o motivo de sua recuperação e se emocionou ao tocar no assunto.

Gostei muito desse quadro do Fantástico, parece um monólogo do artista com a câmera. Susana Vieira, sempre do jeito dela, também deixou carimbada sua participação anteriormente. Ontem, Chico Anysio emocionou bastante ao fazer confissões de sua vida pessoal e profissional. Decorei a frase: "No teatro você pode ser o mesmo, porque a plateia muda. Na televisão, você precisa mudar porque a plateia é a mesma." Acho que isso vale pra vida real.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vídeogame: um santo remédio

"Você já deve ter ouvido por aí que videogame deixa as pessoas desatentas, desconcentradas e atrapalha os estudos. Mas tem quem defenda exatamente o contrário. Pois o estudo de um brasileiro mostra que o videogame pode ser usado com muito sucesso no tratamento portadores de déficit de atenção e hiperatividade, conhecido como TDAH. O estudo ganhou reconhecimento internacional e até um prêmio especial na maior feira de ciências para estudantes do mundo todo, a ISEF 2011 (International Science and Engineering Fair), realizada no mês de maio, em Los Angeles."

"O autor do estudo é o jovem Matheus Manupella, paulista de apenas 17 anos, aluno do Colégio Renascença. Por conta dessa pesquisa, ele ganhou uma bolsa de estudos de US$ 60 mil da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, competindo contra outros 1.500 estudos de jovens pesquisadores de 65 outros países. Ele próprio explica que quando uma pessoa joga, principalmente quando ganha, sente uma sensação de maior satisfação e saciedade. Tal processo também pode ser explicado do ponto de vista neurobiológico: no cérebro de pessoas com TDAH, ocorre uma maior receptação de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina, responsáveis por essas sensações. Quando se joga videogame há uma maior liberação desses neurotransmissores."

Sou fanático por vídeogames e não podia deixar de divulgar essa notícia. É bom para os papais e mamães saberem que tirar o vídeogame da criança não é lá um castigo tão bacana assim. É só saber equilibrar as coisas e tudo ganha importância quando se trata da saúde mental da criançada. É até bom tratar sobre esse assunto, já que a maioria dos adultos acreditam que a concentração da criança diminui com o uso dos jogos eletrônicos. E o mais interessante nisso tudo é saber que o estudo conseguiu provar cientificamente o desenvolvimento do raciocínio lógico e uma memória mais aguçada nas crianças que jogam vídeogame habitualmente. Portanto, como eterna criança que sou, vou continuar fazendo meu cérebro trabalhar bastante. E que tal um FATALITY nos marmanjos que não se informam?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Norma morre em Insensato Coração

"Mais uma vez uma novela global esmaga a audiência de suas concorrentes. Na noite desta terça-feira, quando a personagem Norma (Glória Pires) foi misteriosamente assassinada com três tiros, o Ibope de “Insensato Coração” chegou a picos de 48,3 pontos às 22h25. No mesmo horário, o segundo lugar era do SBT, com 5,1; o terceiro da Record, com 4,5, e o quarto da Band, com 3,1. Juntas as três emissoras somavam 12,7 pontos. Pouco mais de um quarto da audiência da novela. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios sintonizados. A média prévia do capítulo foi de 44 pontos."

"Conforme o UOL já havia antecipado, foram cinco os suspeitos: Ismael (Juliano Cazarré), Eunice (Deborah Evelyn), Tia Neném (Ana Lúcia Torre), Raul (Antonio Fagundes) e Fabíola (Roberta Rodrigues). Pelo twitter, internautas comentavam cena por cena, muitos deles inconformados com o fim da protagonista. Mesmo assim, não faltaram sequencias emocionantes, como o momento em que Norma desmascara Léo (Gabriel Braga Nunes) e também a cena em que ela humilha Eunice, após descobrir o caso da emergente com Ismael."

Agora vem a pergunta que não quer calar: quem matou a Norma? Eu não gostei da morte da personagem, preferia ver a viúva matando o Léo do que imaginar Glória Pires fora da novela. Quem faz jus ao título de insensato coração? Nossa querida Norminha. Vou sentir saudades. Mas, por outro lado, adoro essa coisa de ter que descobrir assassino. Apesar de terem colocado cinco pessoas como as principais suspeitas, não acredito que nenhuma delas seja responsável pelo crime. Já a Wanda, mãe do Léo, pode ser a assassina. Faria total sentido ela entrar mais uma vez em defesa do filho. A personagem Eunice também é uma boa aposta. Mas meu palpite vai para a Kátia (Lidi Lisboa). Ela namorava a Araci (Cristiana Oliveira), vivia correndo atrás da Norma e pode ter matado por vingança. É o meu chute.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Duda Yankovich

"A direção do programa A Fazenda 4 decidiu que Duda Yankovich deveria ser expulsa da atração por ter agredido o colega Thiago Gagliasso durante um jogo na piscina. Um novo integrante do reality será anunciado ainda nesta semana. O comunicado foi dado pouco antes da Prova do Fazendeiro, na noite desta terça-feira (9). Britto Jr. chamou a lutadora, junto com Compadre Washington, Taciane Ribeiro e Joana Machado - os quatro roceiros - para o campo de prova, ao vivo. O apresentador disse então que um erro não anularia a conduta correta da peoa, porém violência é intolerável no programa e ela deveria sair. Duda não escondeu que estava decepcionada com a expulsão.

Momentos antes, ela tinha afirmado que a coisa que mais desejava era permanecer na competição. A peoa revelou durante todo o reality que estava com dificuldades financeiras e, pouco antes de sair do campo, Taciane Ribeiro prometeu para Duda que doaria para ela tudo que ganhasse dentro do reality. Veremos. Joana Machado, que ganhou a Prova da Fazenda, foi quem comunicou os colegas. Assim que chegou, ela pediu para que os peões não comemorassem, e deu a notícia. Todos os participantes ficaram arrasados e choraram. Valesca Popozuda e Anna Markun eram as mais abaladas."

Também fiquei triste com a saída da Duda. Dava para perceber que não foi intencional e que o tapa não teve tanta gravidade assim. Parece mais uma grande jogada da Record em expulsar um participante para causar tumulto e chamar atenção no ibope. Claro que o ato foi cometido e regras devem ser cumpridas, mas o que eu vi foi um tapa impulsional. A Duda se sentiu agredida, já que o Thiago passou a mão nos seios dela durante a prova. Tudo bem que não foi de propósito, mas também não seria agressão? Sabemos que essa é a resposta da mulher quando ela se sente agredida em relação ao corpo. Acho que violência física é um termo muito pesado para o que ocorreu. No Big Brother, na Globo, já aconteceu uma situação pior, onde a participante Lia machucou um outro candidato. E não ouve expulsão por isso. Violência e agressão física, pra mim, são mais do que aconteceu naquela piscina. Não podemos esquecer que um tapinha nem dói e veneno de cobra mata. Parabéns pelo tempo em que esteve no programa, Duda. Tem gente lá que já deveria ter sido expulsa faz tempo.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Capitão América-O Primeiro Vingador

A estrela principal é Chris Evans (Quarteto Fantástico), que interpreta Steve Rogers, um homem raquítico e asmático que tenta diversas vezes, sem sucesso, se alistar no Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial após o ataque de Pearl Harbor. Bucky Barnes (melhor amigo de Steve) é um sargento de uma das unidades especializadas em operações de combate do exército e está se preparando para seguir rumo à Europa e tudo que Steve quer é fazer parte disso. Rogers recebe esta chance através de um misterioso médico alemão (Stanley Tucci), que está trabalhando junto a um programa clandestino do governo para transformar soldados raquíticos em super soldados.

A Marvel nunca decepciona e também não foi dessa vez que isso ocorreu. Gosto muito de ver a transformação de um personagem e já tinha adorado vivenciar isso em Homem de Ferro. Dá um brilhantismo mais do que especial quando a gente pode acompanhar a evolução do super-herói. Ver um garoto todo magrelinho (mas ao mesmo tempo esforçado e corajoso) tentando fazer parte do exército é um tanto que intrigante. O cara tem asma e uma lista de "coisas ruins" que o prejudica na aprovação. É bacana embutir o tema de persistência para o personagem. Acho muito interessante a cena em que ele pergunta o motivo de ter sido escolhido. A frase "só os fracos reconhecem o devido valor da força" é excelente. E se tratando de Marvel Studios, vale aguardar o presentinho após os créditos finais do filme.

A única coisa que peca um pouco é o escudo, que demonstra um patriotismo irritante. Apesar de já fazer parte do personagem, em certas horas parece uma grande burrice chegar em território inimigo com um escudo daqueles. Mas isso não é uma falha da Marvel. Seria impossível criar o personagem Capitão América sem o bendito escudo estaduniense. Não é um filme perfeito, mas os defeitos são irrelevantes. A tecnologia que deixou o ator franzino para o papel é incrível. E o mais bacana de tudo é poder ver que o personagem, mesmo depois de passar pelo aprimoramento físico, com o soro do supersoldado, é o mesmo rapaz humilde e corajoso de antes. Era o mesmo magricela que se jogou em uma granada falsa para defender o grupo. Tudo bem que fica estampado o tempo todo o tal patriotismo que citei anteriormente, mas é a determinação e a persistência do Rogers que são o grande trunfo da trama. Um jeito bacana de dizer que os fracos também têm vez.