quinta-feira, 31 de março de 2011

Trapaceiros






Trapaceiros conta a história do casal Ray e Frenchy. Ray (Woody Allen), assaltante de meia tigela que passou uns bons anos na cadeia, arquiteta um plano para assaltar um banco. Para isso precisa de um dinheiro que sua esposa Frenchy (Tracey Ullman) economizou durante anos como manicure.


Não podemos esquecer que todos os filmes de Woody Allen tem características próprias. Seja pela trilha sonora ou pela forma de contar a história, como se fosse uma marca registrada de assinatura. Qualquer um sabe reconhecer o que é um filme a lá Woody Allen. Ele é o mestre do humor sarcástico. Eu assisto os filmes dele sem ordem de novo ou antigo, simplesmente vou assistindo. E acho que os mais recentes estão cada vez melhores. "Tudo Pode Dar Certo" e "Vicky Cristina Barcelona", até agora, são os meus prefereridos. Muito melhor do que essa infinidade de filminhos medianos que Hollywood insiste em nos apresentar.


Vou repetir uma frase que li na internet: "Qualquer um poderia ser malhado por querer ser Woody Allen, nunca ele mesmo." Em "Trapaceiros", Woody Allen embute a mensagem de que riqueza nem sempre é sinônimo de felicidade. Claro, com um humor refinado fantástico. Quem quiser falar mal, pode falar. Mas vamos concordar não se vê a todo momento roteiros tão originais. Até hoje nunca assisti um filme ruim de Woody Allen. E olha que eu tento bastante procurar um não tão bom. Mas só consigo o contrário: me tornar cada vez mais fã. Se tem pessoas para falar mal, pois que falem. Woody Allen, estou contigo sempre. Se um dia você for comprovado no tribunal como louco, ficarei do seu lado. Pode me chamar para ser testemunha, mesmo que me considerem um maluco também.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Maria Campeã


Maria é a vencedora do Big Brother Brasil 11, ganhando R$ 1,5 milhão. Bial fez o seu discurso em homenagem à atriz. "Ah, Maria, você encantou o Brasil com a sua doçura e sua verdade. Ah, Wesley, você também nos encantou só por ser bem educado, atencioso. Mas convenhamos Maria, convenhamos doutor, que surra!", diz o apresentador que conta uma história de Guimarães Rosa para dar um exemplo. "A ela, a única Maria do mundo!", diz Bial. A sister se surpreende e começa a chorar. "Não acredito!". Maria tem um coração de ouro, uma ingenuidade cativante, uma malícia que intriga e é dona do sorriso que iluminou um país inteiro. Ela erra e acerta, corre atrás, chora, se humilha, se arrepende. Quem nunca “mariôu”?


Maria conseguiu desbancar o mito de que mulher bonita não ganha BBB. A moça beijou, se apegou, se desapegou, trocou de "namorado" e viveu intensamente tudo que o Big Brother permitiu sem ficar ponderando o que deveria ou não fazer. Ela e Daniel levaram essa edição nas costas. O que seria desse Big Brother sem eles dois? Uma verdadeira chatice.



Fiquei muito feliz com a vitória dela. Confesso que não esperava, nunca ganha quem eu torço e sabemos que mulher gostosa sempre fica, no máximo, em segundo. E depois da minha insatisfação do Dourado ganhar no ano passado, dessa vez o público foi justo e premiou quem realmente fez acontecer e viveu tudo que podia viver dentro da casa mais vigiada do Brasil.


Tem gente que prefere chamar ela de burra, mas a Maria ensinou muita coisa pra gente aqui fora. Tem muita mulher que fica se rastejando atrás de homem. A nossa querida-doidinha mostrou na prática que devemos gostar de quem gosta da gente. E ser feliz tem sempre que ser a nossa meta principal. Se deu mal, Mau-Mau. Se deu bem, Maria. Parabéns!

terça-feira, 29 de março de 2011

Morre José Alencar


Depois de lutar por mais de 13 anos contra um câncer na região abdominal, o ex-vice-presidente da República José Alencar morreu na tarde de hoje aos 79 anos, em São Paulo. A morte foi às 14h41 em decorrência do câncer e de falência múltipla dos órgãos. O corpo será velado nesta quarta-feira (30 de março), no Palácio do Planalto, em Brasília. Na quinta-feira (31), o corpo vai para Belo Horizonte, onde será novamente velado no Palácio da Liberdade e, posteriormente, enterrado no cemitério do Bonfim, na capital mineira.

A luta desse guerreiro mexe bastante comigo, já que a minha avó morreu da mesma doença, em 2004, na região do pâncreas. Quem conviveu de perto com alguém que lutou contra essa doença infeliz pode entender o que estou falando. Mesmo com tanta evolução, estudos e pesquisas, ainda somos indefesos diante de uma doença tão cruel como o câncer. É triste, mas é a vida.

Durante o tratamento, Alencar foi submetido a 17 cirurgias, perdeu um rim, dois terços do estômago e partes dos intestinos delgado e grosso. De dezembro até os primeiros meses de 2011, o guerreiro voltou a ser internado diversas vezes, sempre em situação muito grave. Cirurgias foram descartadas nas últimas internações devido ao estado delicado de sua saúde. José Alencar virou sinônimo de luta e coragem, sempre com bom humor em suas entrevistas e sem medo de enfrentar a doença. Aplaudo de pé a garra desse patriota que tanto lutou para viver e não tinha medo da morte. Vai com Deus, José Alencar.

Penélope Cruz




A atriz espanhola Penélope Cruz receberá sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood (Los Angeles, Califórnia) em um ato que será realizado em 1º de abril, informou hoje a Câmara de Comércio de Hollywood em comunicado. A estrela da atriz, que ganhou um Oscar por "Vicky Cristina Barcelona", ficará em frente ao teatro El Capitán e será a número 2.436 da Calçada da Fama.


A moça estará no quarto filme da saga "Piratas do Caribe" (com estreia agendada para 20 de maio) ao lado de Johnny Depp e o diretor do longa, Rob Marshall, será o mestre de cerimônias.


Penélope trabalhou em filmes como "Profissão de Risco" (2001), "O Capitão Corelli" (2001), "Vanilla Sky" (2001), e "Volver" (2006). Eu sou fã da atriz e não pude deixar de divulgar essa notícia aqui no blog. Não é qualquer artista que consegue se destacar em um filme mesmo não fazendo parte do elenco principal.


A personagem Maria Elena, de "Vicky Cristina Barcelona", vai ficar pra sempre na minha memória como uma de suas melhores atuações. Não foi por acaso que ela ganhou a estatueta. Estou ansioso para ver a atuação dela na sequência de "Piratas do Caribe". Uma estrela na Calçada da Fama é o sonho de qualquer ator ou atriz. É a grande homenagem que Hollywood pode oferecer como reconhecimento de um belo trabalho. E no caso de Penélope Cruz, essa homenagem é mais do que merecida!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Show das Marias

O show 'Marias' aconteceu hoje, domingo (dia 27), no ginásio do Caio Martins às 20h. O público foi ao delírio com duas super cantoras da MPB: Maria Rita e Maria Gadú. O show é uma promoção da rádio MPB Fm (90,3) e foi preparado em forma de homenagem para as mulheres, já que é no mês de março que se celebra o dia internacional delas.

Vou só aproveitar a brecha desse momento-Maria para declarar aqui minha torcida para a Maria vencer esse Big Brother. Vamos lá, galera. O que seria desse BBB sem ela? O Daniel é legal, mas já chega dessa coisa do mais pobrinho ganhar, né? O programa não é nenhum bolsa-família. Todo mundo precisa de um milhão e meio.


Enfim, voltando ao show... foi um espetáculo fantástico. Gritei, pulei, sambei e me diverti bastante. Tenho que comentar a excelente participação de Leandro Léo cantando "Laranja" junto com Maria Gadú. E também não posso esquecer das risadas que dei quando a Samantha Schmutz subiu ao palco para imitar Maria Rita. Hilário as duas cantando juntas. Nem a Maria Rita conseguiu esconder as risadas.

Foi espetacular, me diverti até com as músicas que tocaram durante o intervalo. Sambei com gente que eu nem conhecia, levei puxão de uma senhorinha doida, ri muito com uma menina dançando e espero que aquilo vá pro youtube, não tem como eu explicar o que a garota fazia. Jaque, obrigado pela companhia. Ingrid, valeu levantar as mãos fora de hora, viu? Nem todo mundo ganhou tchauzinho. Ahh, e ainda ganhei um pisca-pisca de uma menina que eu conheci durante o show. Valeu, Isabelle!


Depois de tudo terminado, ainda ficamos nos divertindo com as músicas populares que continuaram tocando com o ginásio já quase vazio. É isso, gente. Acho que deu pra tentar expressar o quanto eu fiquei anestesiado com esse show. Parabéns, Marias! Foi perfeito. Quero mais!!!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Letra & Vídeo



A Letra & Vídeo é uma locadora e livraria que fica na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 8180, em Itaipu (Niterói - RJ). Para quem ainda não sabe, trabalhei lá por mais de dois anos, desde 2008. Quinta feira passada foi o meu último dia e a postagem de hoje é em forma de agradecimento.




Quero agradecer de montão todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram com o meu trabalho e me deram a oportunidade de crescer como pessoa. Lá eu aprendi a gostar mais de filmes cults, aprendi a fugir um pouco da coisa hollywoodiana clichê e a virar ainda mais fã do Woody Allen, da Ágatha Christie e da Martha Medeiros.




Primeiro, como não poderia deixar de ser, tenho que agradecer a minha patroa Rose, que sempre teve um enorme carinho e consideração por mim e pelo meu trabalho. Uma pessoa que eu admiro muito como ser humano e saiu da categoria de chefe para exercer o papel de amiga, conselheira e até mamãezinha (brincadeira interna).




Só tenho a agradecer as amizades que fiz e que vieram de todos os lados, tanto dos funcionários quanto dos clientes. Agradeço muito a amizade da Uilma (que também atende por Larissa), do Henrique e do Paulo. Sempre seremos o quarteto fantástico! Não posso esquecer da Flávia, da Jaque, do Ricardo, do Gabriel (vulgo Joãozinho), da Jéssica, da Luana e, de tabela, da Carlinha. Pessoas que sempre estarão no meu coração, independente de onde eu esteja. Também não posso esquecer de clientes como a Jane Flores, Alexandre Barcellos, Telma Passos, Marilza, Isabela Cabral, Marizi, Sr. Arakén, Luiz Lamego, Maura Inês, Alícia, Marcos Papa, Cristine Quintanilha, Ana Bizzo, Rodrigo Fischer, Jussara Bittencourt, Luciene Santiago e muitos outros...




Fica difícil citar todo mundo aqui. Colocar apenas os nomes não diz o que cada um representou, mas cada um deles teve sua forma em especial de contribuir com a dinâmica do meu trabalho. Uns pela animação, outros pela conversa sobre cinema, outros pela preocupação em levar um lanche pra gente, lembrar de um presentinho de natal, estacionar o carro correndo sem olhar os filmes que eu escolhia ou fazer a gente morrer de rir ao contar o final dos filmes. Né, Luciene?




É com total prazer que eu venho aqui dar um tchauzinho para essas e outras pessoas que gostam de mim e que conheci nesses quase três anos de serviço. Quero dizer também para quem sempre gostou das minhas indicações que não precisam ficar tristes. Filme é um vício meu, sou apaixonado por Cinema e meu blog sempre terá o mundo cinematográfico como um dos temas centrais. Obrigado a todos vocês por contribuir com essa parte da minha vida. A Cahu que me perdoe, mas sou Letra & Vídeo forever! Um grande beijo!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Beira-Mar à beira-mar



Segundo reportagem exibida no Fantástico deste domingo (dia 20), o narcotraficante Fernandinho Beira-Mar comandava seu “empreendimento” por meio de bilhetinhos enviados do Presídio Federal de Campo Grande, onde estava preso até dezembro de 2010. Alguma surpresa? Pra mim, não. Dez bilhetes foram encontrados. Os conteúdos variam, mas chegam a citar possíveis sequestros de autoridades e até mesmo uma possível fuga para o Paraguai. A polícia acredita que as mensagens saíam do presídio escondidas em roupas de visitantes. O grande objetivo da polícia agora é descobrir quem administra essa engenharia financeira que lava o dinheiro do tráfico e já identificou 182 pessoas físicas e jurídicas, donas de contas por onde passaram R$ 62 milhões do tráfico só no ano passado.








Eu pergunto: o que deve ser feito? Lugar de bandido é na cadeia, isso todos nós já sabemos. Ah, esqueci! Ele já está preso! Engraçado, né? Soa estranho a palavra PRESO para alguém que mais parece estar ACOLHIDO atrás das grades. Com certeza o nosso traficante todo-poderoso deve ter visto a reportagem de hoje. Quem acompanha a cotação no mercado externo de um fuzil, deve saber das notícias de um programa dominical tão famoso quanto o Fantástico. Um Fernandinho à beira-mar. Tranquilo. Mandão. Protegido. Agora vou tentar mandar um recado direto pra ele. Vai que ele é um leitor do meu blog... Fernandinho, a TIM está disponibilizando torpedos ilimitados por 0,50 centavos ao dia. Praticamente de graça pra você, que já ganha tanto dinheiro com o tráfico. É melhor do que ficar mandando cartinhas com letras minúsculas (tem gente que não enxerga direito). Né, Lula? Né, Dilma? Torpedo é mais fácil e normalmente chega na hora. Vai por mim, a dica é boa. Fique à vontade, traficante.

sábado, 19 de março de 2011

Jovens Embaixadores


Em janeiro de 2011, o “Programa Jovens Embaixadores”, lançado pela Embaixada Americana, leva 36 estudantes da rede pública para uma temporada de três semanas nos Estados Unidos. Assisti hoje no "Caldeirão do Huck" a aventura dessa galera. Entre as atividades, visita à capital Washington, passeios culturais e aulas de responsabilidade social e liderança. Allan Coutinho, do Rio Grande do Norte, ressaltou a importância da solidariedade e da necessidade de saber conviver com pessoas diferentes.


Para candidatar-se às vagas, os alunos tiveram que preencher diferentes pré-requisitos, como ter entre 15 e 18 anos, fluência na língua inglesa, ser aluno do ensino médio na rede pública e pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida.



A matéria foi fantástica, mostrando a cultura de lugares tão diferentes e o vislumbramento desses jovens sortudos. Foi bem bacana ver a galerinha emocionada com a neve. Neste grupo especial, cada um tem uma história diferente pra contar. Já dava pra ter um gostinho do que eles viveram nesta experiência única, em que conheceram a primeira dama Michelle Obama e Hillary Clinton. Parabéns, jovens embaixadores! Parabéns pelo patriotismo e pela luta de um trabalho voluntário e enriquecedor.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Um Parto de Viagem


O filme narra a história de Peter (Robert Downey Jr.), um arquiteto um tanto quanto esquentado em uma viagem de negócios, que está prestes a se tornar pai. Sua vida vira de cabeça para baixo quando surge o desencanado e meio infantilizado aspirante a ator Ethan (Zach Galifianakis). Graças a um mal-entendido no avião, os dois são colocados na lista de pessoas proibidas de voar. Após perder os seus documentos, Peter se vê obrigado a aceitar uma carona oferecida por Ethan de volta para Los Angeles. Infelizmente, o roteiro ficou bem parecido com "Se Beber, Não Case" (do mesmo diretor Todd Phillips). É chato quando a gente assiste algo que nos dá a impressão de repeteco. Fica previsível demais. Quem assistiu "Antes Só Do Que Mal Acompanhado" (de 1987, com Jonh Candy e Steve Martin) vai saber do que estou falando. Até a situação do aeroporto é parecida. Em Hollywood nada se cria, tudo se refilma. No entanto, não posso deixar de citar algumas cenas hilárias e politicamente incorretas. Em uma delas, Robert Downey Jr dá um soco no estômago de um garoto chato. Em qual filme você já viu um adulto dar um soco no estômago de uma criança insuportável? Ok, em alguns. Mas alguma vez riu disso? Outra cena bem bacana é quando o mesmo Robert Downey Jr conta a triste história de ter sido abandonado pelo pai e o personagem de Zach Galifianakis ri descontroladamente. Uma cena (que poderia ser emocionante) e se torna cômica. Os dois atores estão impecáveis e a história cumpre o papel de tirar algumas risadas. Porém, pra mim, não preenche. É uma comédia gostosa, que desce geladinha (feito uma coca-cola). Mas dizem que quando estamos com sede, somente água resolve.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Sandy - Devassa


Combinando ou não, a "santinha" do Brasil é a nova garota propaganda da cerveja Devassa, substituindo Paris Hilton. “Todo mundo achava que ela era comportadinha, boa menina, dormia cedo.” Assim começa o anúncio da cerveja, com a Sandy de costas. Aí ela faz algo que certamente nunca repetirá e precisou ensaiar bastante: destampar a garrafa com um golpe de mão no balcão. Puro marketing. E deu certo. Ultimamente não se fala em outra coisa. Apesar de muita gente não concordar em ver a Sandy como garota propaganda de um comercial de cerveja, eu tenho que dizer que gostei e muito. A frase "todo mundo tem um lado desinibido" cai bem e mostra que até os "perfeitinhos" tem o seu lado descontraído. Não precisamos ter regras. Hoje eu posso comer carne e ano que vem posso virar vegetariano. Hoje a Sandy pode tomar um porre de cerveja e amanhã continuar tomando o seu cereal matinal. Detesto rotular as pessoas. Achei um trunfo bacana da Sandy em mostrar que é uma pessoa comum, como nós, e tentar desvincular um pouco essa coisa da menina perfeita. Afinal, todo mundo tem um lado "devassa".

Saulo Roston


Saulo Roston tem 21 anos, é de São Paulo e começou a cantar com 12 anos de idade. Aos 13 fez um show para 4 mil pessoas na Barra do Garça (divisa do Mato Grosso com Goiás). Fez alguns meses de aulas de canto e hoje se apresenta em bares e eventos fechados. Compõe para outros artistas e está gravando suas próprias músicas. Gosta de soul, pop, jazz, música romântica, toca violão e um pouco de piano. Saulo foi o vencedor do programa Ídolos, na Record, em 2009. O cara arrebentou cantando "Monalisa", de Jorge Vercilo e não deixou por menos sucessos de Marisa Monte. Saulo fugiu do clichê barato e não se tornou mais um ex-participante de reality show. Quem tem talento realmente se destaca. Acesse: www.sauloroston.com.br e não se sinta mal se não conseguir fechar o site e acabar ouvindo repetidas vezes o "eu tava tão mal" de um cara que tá tão bem. Parabéns, moleque!

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" por melhores condições de vida, trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Vale lembrar que não existe o Dia Internacional do Homem. Mas precisaria? As injustiçadas sempre foram as mulheres. Sem direito de votar. Sem igualdade de salário. E sem direito até de ter independência financeira. Enfim, ainda assim, não acho que todas as mulheres merecem um parabéns pelo dia de hoje. Existem mulheres e mulheres. Assim como existe o bem e o mal. A beleza da mulher não está nas roupas que ela usa, na imagem que ela carrega ou na forma como penteia os cabelos. Cada mulher tem um jeito especial de ser. E é para essas mulheres especiais, guerreiras e cheias de qualidades que eu levanto da cadeira e aplaudo de pé. Parabéns: moças, cantoras, presidentes, meninas, mamães, jornalistas e vovós. Um big beijo!

terça-feira, 1 de março de 2011

Oscar 2011


Vamos aos trabalhos... gostei da premiação de melhor maquiagem para "O Lobisomem". O filme não é tão bom, mas temos que ser justos. A transformação do homem em lobisomem é lindamente assustadora.

A melhor animação não poderia ser diferente, tinha que ser o "Toy Story 3". O desenho é um encanto e os bonecos emocionam tanto os adultos quanto as crianças. Bem que eu avisei lá na minha postagem sobre "Toy Story" que essa terceira série da animação era a melhor de todas e ia render premiações. Merecidamente, claro.

Ainda não assisti "Cisne Negro", mas gosto muito da Natalie Portman. Pelo pouco que assisti no trailer e em imagens na internet, a moça deve ter batido um bolão mesmo. Confesso que também ficaria feliz com a estatueta na mão da Annette Bening como melhor atriz. Gostei muito do filme "Minhas Mães e Meu Pai".

Já "Alice no País das Maravilhas" ganhou o que tinha que ganhar: prêmios de direção de arte e figurino. Como disse o José Wilker na Globo, "visualmente o filme é um espetáculo", levando a sério o mundo da fantasia.

Não quero comentar sobre "A Rede Social". Apesar de o filme ter sido um sucesso de bilheteria e obter indicações em várias categorias, não acho que seja filme para ganhar Oscar. Em nenhum dos quesitos. É bom, apenas isso. O tema que está em constante destaque ultimamente, talvez isso tenha contado também. Me deu um alívio danado de não ter a história do facebook como melhor filme.

Melissa Leo e Christian Bale não precisam de elogios. Quem me conhece sabe o quanto eu gosto desses dois e o talento deles é indiscutível.

E vamos aos filmes mais premiados da noite: "A Origem" e "O Discurso do Rei". Dois filmes que, na minha opinião, foram os melhores e mereceram as estatuetas que conquistaram. Algumas coisas eu não consigo entender e acredito que muita gente também não. "A Origem" é um filmaço! Ganhou prêmios técnicos importantes, como: melhor fotografia, melhores efeitos especiais (merecidamente, vamos concordar), melhor mixagem e edição de som. Mas Christopher Nolan não foi indicado como melhor diretor... alguém entende isso? O filme é bom, com efeitos especiais incríveis, mas ninguém fez? Vai entender...

Porém, fiquei feliz com o Tom Hooper como melhor diretor. Sem dúvidas, "O Discurso do Rei" é excelente. Um prêmio justo, não posso negar. Torci até que levasse melhor figurino também. Acredito que o prêmio de melhor direção de arte já estaria bom para "Alice". Não posso esquecer de comentar também que Colin Firth estava brilhante em cena. O filme no começo é morno, deu até tédio. Mas depois nós vamos torcendo por aquele moço gago (que é um rei) e tudo isso deixa fascinante essa parte da história que eu mesmo desconhecia.

Adorei a premiação de "O Discurso do Rei" como melhor filme. Mas confesso que se eu tivesse que votar, votaria em "A Origem". Resumindo: ao contrário de 2010, fiquei feliz com o Oscar de 2011. Os dois melhores filmes foram os mais premiados. Não vou esconder que a minha vibração na hora foi: Ufa! O Facebook não ganhou.