sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dinheiro Falso


"Entre as inúmeras histórias de falsificação de papel moeda, destaca-se aquela mandada efetuar por Hitler durante a segunda guerra. Tanto pelo volume de cédulas falsificadas como pela qualidade das mesmas, esta falsificação merece destaque, ainda mais quando foi determinada por uma chefia de governo. Os falsários de Hitler esbarraram no problema do fino papel com marcas d´água do dinheiro inglês. Só em 1942 conseguiram desvendar o segredo do papel e só um especialista poderia distinguir qual o legítimo. Solomon Smolianoff, um dos mais hábeis falsificadores da Europa, apresentou ao jovem tenente Bernard Kruger uma nota de 50 libras que não pode ser identificada entre as outras legítimas. Algumas notas foram destinadas à compra de material de guerra, outras foram jogadas sobre a Inglaterra, pela aviação germânica, para lançar a dúvida entre o povo se a nota que recebia era legítima ou não, provocando o caos econômico. Em 18 meses foram imprimidas 9 milhões de notas inglesas, com um valor de mais de 646 milhões de dólares." (por Arakén Rego). Com esse texto excelente, inteligente e muito bem esclarecedor do Sr. Arakén, não tenho nem o que acrescentar. Vale conferir o filme "Os Falsários", com direção de Stefan Ruzowitzky.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Helen Lyu


A cantora Helen Lyu já cantava em bares aos treze anos de idade. Sua principal influência é Alanis Morissette. Sempre teve o apoio da irmã, amigos e parentes, mas o irmão foi quem realmente acreditava em seu potencial. Não fez aulas de canto ou outros instrumentos, mas está aprendendo gaita e sonha em tocar piano. Antes de ir para o ÍDOLOS, vendia bombons com sua irmã para ajudar em casa. Gosta de jazz, blues, samba, black music e bossa nova. O vídeo da audição dela pro programa Ídolos da Record é emocionante. A carinha que ela agradece cada elogio dos jurados é verdadeira, de gente batalhadora e simples. Me apaixonei. Porém, dá pra notar que ela ainda não é uma cantora pronta, imaginei que ela realmente não fosse vencer o jogo. Infelizmente ela foi a eliminada do Ídolos dessa semana. Mas o talento tá comprovado, prova disso é ter chegado até a semifinal. Helen tem um timbre maravilhoso e uma voz rouca inconfundível. Agora é só trabalhar em cima das afinações e correr pro abraço. Talento essa menina tem. Carisma e simplicidade também. Estou torcendo pra te ver no topo, Helen Lyu.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cazuza, um idiota morto?


A psicóloga Karla Christine escreveu um texto falando sobre o filme e questionando a educação do cantor Cazuza. Eu não acho que o Cazuza era daquele jeito por causa da educação dos pais. Discordo da opinião dela. Muita gente tem uma educação correta e acaba fazendo besteira depois. Cada pessoa nasce de um jeito. As vezes um irmão é marginal, o outro é trabalhador e os dois foram criados do mesmo jeito. Quem é ela pra julgar alguém? Quem é ela pra dizer se ele foi criado de forma certa ou errada? Karla Christine assistiu um filme, viu algo baseado em fatos reais. Outra coisa, se ele tinha dinheiro era bom pra ele. Isso não deveria ser visto como algo ruim. Se o pai dele tinha como acelerar a forma dele ingressar na mídia, bom pra ele também. Que ele tinha talento, isso é óbvio. Mas todo mundo sabe que ele era um maluco. Só não acho que isso foi cultuado no filme, tanto é que mostra que tudo que ele fez acabou o levando a morte. Foi uma forma de alertar aos jovens e mostrar que aquele tipo de comportamento não era o correto. A psicóloga diz em seu comentário que teve que conversar muito com sua filha pra que ela entendesse que bacanais e drogas não eram certos. Foi essa a imagem que tivemos do filme? Que o que o Cazuza fazia era certo? Eu não acho. Comparar ele com o Fernandinho-Beira-Mar é um absurdo. Ser músico e compositor é um trabalho e não bandidagem. Concordo que existem muitos talentos não descobertos, mas isso não é culpa do Cazuza. Muitos ídolos são cultivados sem que os fãs saibam que vida paralela eles levam. No caso do Cazuza era tudo muito aberto ao público. Mas nunca vi ninguém falar que o Cazuza era um exemplo de vida. Em seu texto completamente louco, Karla ainda diz que a morte de Cazuza foi consequência de uma educação errônea. De psicóloga ela está mais para vidente com bola de cristal. Talvez ela devesse olhar pra educação que ela mesma está dando à sua filha, já que a garota teve que ouvir repetidamente que o que o Cazuza fazia não era apropriado. Isso estava mais do que claro na mensagem embutida do filme. Lamentável.