quinta-feira, 28 de junho de 2007

"Baixio das Bestas"

SINOPSE: "Auxiliadora (Mariah Teixeira) é uma jovem de 16 anos explorada por seu avô, seu Heitor (Fernando Teixeira). Ele vê falta de autoridade em tudo à sua volta, mas não pensa duas vezes antes de explorar a neta. Cícero (Caio Blat) pertence a uma conhecida família local e está apaixonado por Auxiliadora. Mas para tê-la ele precisará enfrentar o avô da menina."

CURIOSIDADES: É o 2º filme dirigido por Cláudio Assis. O anterior foi Amarelo Manga em 2003. As filmagens ocorreram entre janeiro e fevereiro de 2005, na cidade de Nazaré da Mata, em Pernambuco. Ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz (Mariah Teixeira), Melhor Ator Coadjuvante (Irandhir Santos), Melhor Atriz Coadjuvante (Dira Paes), Melhor Trilha Sonora e o Prêmio da Crítica, no Festival de Brasília.

MINHA OPINIÃO: O filme é chato, cansativo e não consegue prender o expectador em hora nenhuma. A trama tem como tema único a prostituição, totalmente obstinada pelo sexo explícito. Não é pelas cenas fortes que o filme se tornou ruim, o roteiro é idiota e não mostra nada que já não sabemos. Não sei como nomes tão renomados como Caio Blat e Dira Paes se sujeitam a prestar esse tipo de papel. Mateus Nachtergaele não me surpreendeu no elenco, acho que ele se presta a qualquer personagem, apesar de ser bom ator. Lógico que é uma realidade humana a prostituição e todos os fatores violentos que rondam, mas não consegue retratar de forma interessante. É tudo muito vago, uma mesmice danada, personagens nos mesmos lugares por diversas vezes. Parece que tudo se repete e nada se acrescenta, trinta minutos do filme passaria a mesma mensagem. Acho que ficou tudo muito exagerado e essa tal realidade que foi passada talvez exista mais na cabeça de quem dirigiu do que no foco retratado. A trilha sonora é péssima e chega a ser engraçado ver um caminhão carregando cana com fundo musical. Será que a cultura da Zona da Mata nordestina foi realmente passada? O maracatu parece que foi jogado meio que pincelado pra dar um ar de cultura local, mas chega a ser ridículo e fica totalmente perdido no filme. Não vale os DOIS REAIS que eu paguei pra assistir.

"Promoção 100% Vídeo"








Vencedora de 21 de Junho: Rejane Curcio
Resposta: Dois Filhos

Para concorrer esta semana basta responder: No filme "Baixio das Bestas", qual é o tema principal abordado? Em caso de empates haverá um sorteio. As respostas devem ser enviadas pro email criticasdequinta@gmail.com Boa sorte!

"Obrigado por Fumar"


Esta é a estréia no longa-metragem, como roteirista e diretor, de Jason Reitman, filho de outro famoso realizador de comédias, Ivan Reitman (de "Caça-Fantasmas", "Almôndegas", "Irmãos Gêmeos", "Um Tira no Jardim da Infância"). É uma sátira implacável e original à indústria do tabaco e principalmente aos lobistas que trabalham para convencer público e governo da legalidade de vender venenos para a população (armas, cigarros e bebidas alcoólicas). O filme é feito com muito cinismo e sinceridade também: reparem como não aparece ninguém fumando, a não ser numa fita antiga. Aaron Eckhart é o ator perfeito para esse tipo de personagem de "mercador da morte". O filme mostra, sem sermões ou soluções fáceis, como é difícil viver nesta época em que a máquina da mídia distorce tudo e pode transformar vilões em heróis. Talvez seja um pouco ingênua a trama do envolvimento entre o personagem e uma jovem jornalista (feita pela atual sra. Tom Cruise, Katie Holmes), mas há muitos momentos de impacto, como a visita ao antigo garoto-propaganda de uma marca de cigarros, que agora morre de câncer. Não é, porém, feroz ou amargo. Faz rir justamente por ser tão real e irônico.

"Romance na meia-idade"


A atriz francesa Isabelle Mergault estréia na direção com este filme surpreendente. É humano, sensível, diferente e muito simpático. O veterano comediante Michel Blanc dá uma lição de discrição, tornando verdadeiro o protagonista, um fazendeiro viúvo em busca de uma esposa. Sem cair no excesso de romantismo, nem no pastelão, o filme também cria uma heroína adequada, uma love story diferente, rural, bem francesa. Ainda que previsível, é bom ver nascer o amor entre o homem de meia idade sem atrativos e nada bonito e a romena com dois filhos para criar, interpretada pela ótima Medeea Marinescu, que normalmente faz produção de elenco (casting). O filme ganhou o prêmio César para diretor estreante e foi indicado ainda nas categorias de ator e roteiro (também escrito por Isabelle Mergault, que aliás aparece no papel de uma motorista de táxi). Vale descobrir.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

"Totalmente Apaixonados"


SINOPSE: "Rebecca (Julianne Moore) é uma atriz de sucesso que é casada com Tom (David Duchovny), um guru da propaganda que recentemente deixou o emprego para se tornar dono de casa. Tobey (Billy Crudup), o irmão mais novo de Rebecca, namora há 8 anos Elaine (Maggie Gyllenhaal), uma aspirante a escritora de livros infantis. Apesar do longo tempo do relacionamento, ele não se sente preparado para se casar e constituir família."

CURIOSIDADES: Este é o 2º filme em que Julianne Moore e David Duchovny atuam juntos. O anterior foi Evolução em 2001. Caleb e Liv Freundlich, filhos da atriz Julianne Moore e do diretor e roteirista Bart Freundlich, fazem sua estréia no cinema. O orçamento de Totalmente Apaixonados foi de US$ 9 milhões.

MINHA OPINIÃO: O filme mostra o cotidiano de casais comuns e suas formas diferentes de encarar a vida. Trata de casamento, traição e sexo como elementos centrais. Esperava uma melhor trilha sonora, acho que quem assistiu o trailer também vai concordar comigo. O que eu achei bacana é que normalmente em uma comédia romântica só é mostrado os problemas das mulheres, já essa trama explica que os homens também tem dúvidas quando se trata de relacionamento. Os personagens do mesmo sexo são totalmente opostos e fica engraçado ver a amizade deles com tantos planos contrários. Enquanto um não quer filhos o outro tem, enquanto um amadureceu o outro não. Enquanto uma só pensa na carreira, a outra deseja ser mãe. Filmaço? Não, mas não é uma comédia boba. É divertido, leve e simples. Não é muito diferente dos demais filmes do gênero, mas dá pra se distrair e rir um pouco. Gostei.

"Promoção 100% Vídeo"








Vencedora de 14 de Junho: Adriana Amorim

Para concorrer esta semana basta responder: No filme Totalmente Apaixonados, quantos filhos tem o casal Rebecca e Tom? Em caso de empates haverá um sorteio. As respostas devem ser enviadas pro email criticasdequinta@gmail.com Boa sorte!

"Mais estranho que a Ficção"


Esta é uma comédia dramática que foi injustamente ignorada nas indicações ao Oscar e também não fez sucesso nos cinemas americanos. Depois de um início promissor, acabou fracassando. O máximo que conseguiu foi uma indicação para seu astro Will Ferrell na categoria de melhor ator de comédia do Globo de Ouro. Ele tem um estilo cara-de-pau muito particular, que é preciso conhecer melhor para apreciar. O roteiro do novato Zach Helm adota a linha dos trabalhos de Charlie Kauffman ("Quero Ser John Malkovitch", "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" etc.), ou seja, é um exercício em metalinguagem, brincando com a narrativa e o espectador. Tudo é muito bem conduzido pelo diretor Marc Forster (de "Bem-vindo à Terra do Nunca"). Uma das coisas que parecem estranhas em certos filmes é a chamada narrativa em voz off, ou seja, uma voz que se ouve, como se fosse o pensamento de alguém, e que em geral conta a história, interferindo e comentando a trama, por vezes de forma literária, mesmo pedante. Aqui se conta a história de um sujeito comum que fica muito espantado quando descobre não só que é um personagem, mas também que vai morrer em breve. Isso o leva ao pânico e a procurar a escritora, um papel feito com a competência habitual por Emma Thompson. O engraçado é ver o herói, chamado Harold Crick, lutando para entender o que está acontecendo e depois para evitar a morte que a escritora planejou. Há também um romance encantador entre ele e uma vendedora de pães que não acredita em pagar impostos (Maggie Gyllenhaal). E finalmente a participação de um professor especialista na obra da escritora, a quem Crick recorre, pedindo ajuda. É um papel que adquire maiores dimensões porque é feito por Dustin Hoffman. Aliás, o filme ganha mais pontos pela participação de atores importantes como Linda Hunt, Tom Hulce (de "Amadeus", voltando ao cinema depois de anos) e a estrela da Broadway Kristin Chenowith. Depois deste filme, um dos mais inteligentes dos últimos tempos, teremos dificuldades em levar a sério o recurso da narração em off.

"Filme francês recebe indicação ao Oscar"


Representante francês no Oscar de filme estrangeiro de 2005, "Feliz Natal" chegou a ficar entre os cinco finalistas. Também passou no Festival de Cannes. Mas a verdade é que é bem intencionado demais para estes tempos cínicos. É uma produção muito cara, com jeito de União Européia, que registra um caso real, mas escondido durante anos. O diretor francês Christian Carion (que faz um ponta como enfermeiro) não é muito experimentado e fez antes o sucesso local "Um Encontro Inesperado", com Michel Serrault. Ele apostou todas as fichas nesta história passada no Natal de 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, quando ainda havia vestígios de fidalguia, antes de a situação realmente degenerar. Na terra de ninguém do campo de batalha estão os alemães, os franceses e os escoceses. Mas, durante a trégua de Natal, eles tentam esquecer suas diferenças e por alguns momentos convivem pacificamente, jogando futebol, mas principalmente para ouvir um concerto de musica clássica. Todos sabiam que aquela trégua não oficial e não autorizada teria um custo depois. Basicamente, o filme é isso, sem tirar nem pôr. É muito bem produzido, bem contado, com um elenco competente. Foi indicado para seis prêmios César (o Oscar francês), sem ganhar nenhum, e também para o Globo de Ouro. O filme é reconhecido como do bem, defendendo a paz e a humanidade. O público mais esclarecido gosta e se comove com esse tipo de produção. Mas a imprensa olha com ceticismo.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

"Zodíaco"


SINOPSE: "Três cartas diferentes chegam aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo remetente. A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino, dando detalhes da morte de 3 pessoas e da tentativa de homicídio de outra, com informações que apenas a polícia e o assassino poderiam saber. As três cartas formavam um código que supostamente revelaria sua identidade ao ser decifrado. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista editorial, que descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme "Zaroff, o Caçador de Vidas" (1932). Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco. A situação faz com que os detetives David Toschi (Mark Ruffalo) e William Armstrong (Anthony Edwards) e o repórter Paul Avery (Robert Downey Jr.), que trabalham no caso, tornem-se celebridades instantâneas. Graysmith, que trabalha no mesmo jornal de Avery, apenas ajuda quando lhe é permitido. Mas o Zodíaco, como era chamado, estava sempre um passo a frente."

CURIOSIDADES: Zodíaco é baseado na história verídica de um serial killer que aterrorizou a baía de San Francisco e provocou autoridades em 4 jurisdições, com códigos e cartas, durante décadas. O roteirista Shane Salerno teve a preferência de compra do livro de Robert Graysmith quando tinha apenas 19 anos. Durante anos ele e Graysmith desenvolveram o roteiro do filme, até que os direitos de adaptação foram negociados com a Touchstone Pictures. Mesmo após a venda Salerno escreveu várias versões do roteiro, encomendadas por diversas administrações da Touchstone. A personagem Linda Ferrin seria interpretada por Bijou Phillips, que chegou a rodar suas cenas. Entretanto foi necessária a refilmagem destas cenas e, como a atriz não estava mais disponível devido a conflitos de agenda, foi substituída por Clea DuVall. Gary Oldman esteve cotado para interpretar Melvin Belli. A carta enviada ao San Francisco Chronicle foi na verdade enviada pelo assassino ao San Francisco Examiner. Este é o 3º filme que aborda o assassino que aterrorizou San Francisco. Os anteriores foram The Zodiac Killer (1971) e O Zodíaco (2005). O orçamento foi de US$ 85 milhões.

OPINIÃO CRÍTICA: "A morte é algo inevitavel e qualquer filme do David Fincher é bom. Estas são as únicas duas certezas da vida. O cara é um gênio. Fez duas obras de arte que são 'Seven' e 'Clube da luta'. 'O Quarto do Pânico' é bem abaixo destes, mas não é ruim. Zodíaco pode decepcionar alguns, pois este filme é bem mais devagar. Porém suas qualidades estão na forma de como é mostrada a busca pelo assassino. O drama vivido pelos personagens. Isso é feito de forma brilhante. Alguns também podem se decepcionar pelo final, pois o assassino nunca foi pego e pode até estar vivo, mas o final que o filme pois ébastante aceitável e não estraga em nada a maravilha que foi o resto. O elenco todo esta bom, mas o destaque mesmo vai para David Fincher, um gênio." (Helena Carvalho)

"Promoção 100% Vídeo"

Vencedora de 07 de Junho: Daniela Borba

Para concorrer basta responder: No filme Zodíaco, três cartas diferentes chegam aos jornais enviadas pelo mesmo remetente. Em que dia, mês e ano isso acontece? Em caso de empates haverá um sorteio. As respostas devem ser enviadas pro email damromano@hotmail.com ou me mandando diretamente pelo msn ou por depoimento no orkut. Boa sorte!

"Bruce Willis"


O ator Bruce Willis, 52 anos, divulgou em Paris, nesta quinta-feira, o filme Duro de Matar 4, que deve ser lançado na França no dia 4 de julho. Os três filmes anteriores foram sucesso no mundo todo e deram visibilidade maior ao ator, que tinha 33 anos quando estrelou o primeiro Duro de Matar. No quarto filme, John McClane enfrenta um terrorista que amaeaça causar um blecaute de enormes proporções nos Estados Unidos. Além de Bruce Willis, o filme conta com Jeffrey Wright, Justin Long e Kevin Smith no elenco.

"Shrek Terceiro"


O ogro mais famoso do mundo atinge a maturidade em sua nova incursão no cinema, mas já apresenta sinais de cansaço. Shrek Terceiro tem menos vigor do que o segundo filme, e se distancia da criatividade do original de 2001 que ganhou o primeiro Oscar de animação da história. No Brasil, o filme será lançado com cerca de 570 cópias. Apenas pouco mais de 80 são legendadas. As demais são dubladas em português. Não é nenhuma surpresa que o estúdio responsável pelo filme, a Dreamworks, já prepare uma quarta aventura para o personagem. O primeiro filme chegou a faturar US$ 920 milhões no mundo todo e o segundo rendeu praticamente o dobro. Até um espetáculo para a Broadway está sendo produzido para ser lançado no próximo ano.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

"Turistas"


SINOPSE: "Passageiros de um ônibus brasileiro carrega turistas e brasileiros. Todos decididos a aproveitar da melhor maneira possível os encantos do Brasil. Porém o motorista perde o controle do ônibus por pouco eles não consegue escapar do acidente, antes que o ônibus caísse em um penhasco. O grupo decide ir até a praia para encontrar um bar que ouviram falar, ao invés de esperar com os moradores locais por um novo ônibus. Lá eles encontram bebidas exóticas e pessoas dançando, o que faz com que todos se divirtam. Porém logo eles começam a se sentir mal e desmaiam, acordando horas depois sozinhos na praia. O grupo foi roubado, sendo que agora todos estão sem seus passaportes e sem dinheiro algum. Eles chegam à uma cidade próxima, onde reencontram Kiko (Agles Steib), um adolescente brasileiro que conheceram na festa da noite anterior. Kiko lhes oferece uma casa na floresta, onde todos podem se hospedar. Eles aceitam a oferta, sem imaginar que há pessoas que usam métodos brutais e não têm compaixão por turistas."

CURIOSIDADES: O diretor John Stockwell aceitou a proposta de rodar Turistas devido a uma situação ocorrida com ele logo após concluir as filmagens de seu filme anterior, Mergulho Radical (2005). Stockwell viajou para conhecer o nordeste do Peru, onde foi roubado e baleado por um grupo de garotos de 13 anos. Inicialmente a história de Turistas seria ambientada na Guatemala. Raul Guterres, brasileiro residente em Los Angeles, foi procurado pelo produtor Scott Steindorff para saber de possíveis locações no Brasil que pudessem se passar pela Guatemala, já que o país tinha uma infra-estrutura superior para a realização das filmagens. Guterres indicou as florestas de mata atlântica existentes entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e locais com grutas subaquáticas, como a Chapada da Diamantina e a cidade de Bonito. Tempos depois, em uma reunião entre os produtores financeiros, foi definido que a história se passaria no Brasil. É o 1º filme norte-americano a ser inteiramente rodado no Brasil, com equipe de produção ficando no país durante 5 meses. O orçamento foi de US$ 10 milhões.

MINHA OPINIÃO: Acho que não é nenhuma surpresa mostrar mais carnificina. Já vi Jogos Mortais, Albergue, Hannibal e muitos outros parecidos e melhores. Até aí não existe nada de muito diferente. O que não gostei foi que o filme é totalmente tratato com preconceito contra o Brasil e passa uma imagem muito negativa do nosso país pro mundo inteiro. Com certeza já vimos coisas piores nos noticiários, mas senti o filme com uma carga totalmente voltada pra realmente denegrir nossa cultura e nosso país. Não senti como uma forma de mostrar nossa realidade, senti algo realmente depredador com o intuito único de destruir o Brasil. Não podemos aceitar que essas práticas de violências sejam relacionadas exclusivamente ao povo brasileiro, como se isso só acontecesse aqui. É uma realidade nossa? Sim, mas eles também tem seu ladro negro que é encoberto e então vem tentar detonar o Brasil porque sabem que muitas pessoas infelizmente irão concordar e apoiar o lindo e perfeito mundinho americano. O interessante seria mostrar as duas faces da moeda. Os podres e as qualidades que temos, mas lógico que não adianta querer pedir isso num filme de terror. Fica aqui minha sugestão de querer assistir um bom filme norte-americano falando da vida do povo brasileiro e das pessoas boas, honestas e humildes que tocam a vida de maneira digna.

"Música do Pan"


Assim como o esporte, a música tem o poder de unir povos. Aproveitando o clima de confraternização durante o Pan do Rio, o Centro Cultural Banco do Brasil promove o encontro Música do Pan, que reúne músicos de nove países do continente americano. Durante quatro semanas consecutivas, os cariocas conhecem um pouco mais dessa diversidade musical. No evento, que acontece durante todo o mês de junho, estão os artistas Pablo Ziegler com seu tango e improvisações de jazz, Ravi Coltrane (filho do legendário saxofonista John Coltrane), Paulo Moura e Cliff Korman com uma "gafieira-jazz", a venezuelana Prisca Dávila e seu piano, o percussionista Sammy Figueroa e sua levada de jazz caribenho, e o grupo Coletivo América Contemporânea com influência da música de diversos países.

"Cécile de France"


Jessica, uma jovem do interior, chega a Paris determinada a conseguir um emprego no Hotel Ritz. Foi sua avó, obcecada por luxo, quem pôs a idéia em sua cabeça. Mas o que ela consegue é uma vaga como garçonete em um café na Avenue Montaigne. Não se trata, no entanto, de um café qualquer. Ao lado de um teatro, de uma sala de concertos e de uma casa de leilões, o novo trabalho de Jessica permite que ela sirva um elenco de artistas e amantes da arte das mais variadas sensibilidades. Tudo converge para um mesmo dia, quando a famosa atriz estreará seu mais novo vaudeville, o pianista dará seu último concerto, e o triste colecionador de arte venderá seus quadros favoritos.

"Babado Novo"


Babado Novo é uma banda brasileira de axé music criada em novembro de 2001. Sua vocalista é Cláudia Leitte, e os outros membros são Sérgio Rocha (guitarra, violão e direção musical), Buguelo (bateria), Alan Moraes (contra-baixo), Luciano Pinto (teclado), Nino Bala e Durval Luz (percussão). Logo no início da carreira, a banda conseguiu emplacar uma regravação de Amor Perfeito, canção originalmente gravada por Roberto Carlos, nas paradas de sucesso ganhando um videoclipe da canção produzido pela Universal Music. Hoje em dia o ritmo de trabalho da banda Babado Novo é intenso. Fazendo em média 24 a 26 apresentações por mês, algumas vezes dois shows no mesmo dia. Babado Novo ganhou os Melhores do Ano do Domingão do Faustão na categoria melhor banda ou dupla musical. No começo de 2007 se apresentou no Planeta Atlantida em dupla apresentaçao uma em santa catarina e ou no rio grande do sul e apesar de ser um festival de rock/pop a musica baiana do Babado Novo foi muito bem recebida. Apesar da cantora ter uma voz um pouco comum entre as cantoras baianas, o trabalho é bem feito e o sucesso cresce a cada dia.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

"Inesquecível"

SINOPSE: "Diego Borges (Murilo Benício) é um famoso ator de cinema que vive o melhor momento de sua vida e de sua carreira. No mesmo dia em que termina as filmagens de seu melhor trabalho ele se casa com seu grande amor, a estilista Laura Monteiro (Guilhermina Guinle). Entretanto Diego descobre que, pouco antes do casamento, Laura teve um caso fulminante com o fotógrafo Guilherme Quiroga (Caco Ciocler), seu melhor amigo, o que o deixa com raiva e ciúme. De repente Diego morre, deixando como testamento seu último filme. Ao assisti-lo, Guilherme e Laura ficam cada vez mais obcecados com a intimidade com a qual a história dos três foi retratada."

CURIOSIDADES: Em 2003, Paulo Sérgio de Almeida leu o conto "O Espectro", apresentado por sua esposa, Cristina de Castro. A partir de então ele passou a trabalhar em cima de sua adaptação para o cinema. Foram 12 tratamentos de roteiro até que o definitivo fosse concluído. Inesquecível é o 7º filme dirigido por Paulo Sérgio de Almeida. As filmagens ocorreram em 7 semanas entre abril e maio de 2006, no Rio de Janeiro e em Buenos Aires.

MINHA OPINIÃO: Eu confesso que tive até que procurar qual era o gênero do filme, porque achei que fosse uma comédia. As cenas são totalmente absurdas e passa longe de ser um drama. A história não é envolvente e tem agilidade demais. Acaba ficando escancarado pro espectador falhas gritantes. A passagem de tempo é feita pra determinados personagens, outros continuam "no mesmo lugar" como se as horas não tivessem passado. O roteiro é muito mirabolante pra um simples tema onde dois amigos se apaixonam pela mesma mulher. A direção é horrível. Fica tudo muito exagerado num total descontrole de enredo sem pé nem cabeça. O que vale conferir são os atores, que estão muito bem. A fotografia do filme também é muito bonita. Guilhermina Guinle conseguiu me surpreender com sua atuação. Caco Ciocler e Murilo Benício também não deixam a desejar. Mas todo o roteiro é muito fraco, a trilha sonora é péssima com um ridículo tango totalmente desapropriado. Eu esperava um filme estilo do "Closer" e no início achei mesmo que a trama pudesse desenrolar nesse sentido, mas cada minuto que passa tudo se mistura e vai se perdendo numa total bagunça. O texto e as cenas finais conseguem destruir o que ainda poderia ter conserto. Infelizmente é um dos piores filmes brasileiros que já assisti. Com certeza foi e será inesquecível.

"Promoção 100% Vídeo"


Para concorrer basta fazer o seguinte: Conte uma história que tenha vivido ou crie falando sobre o romance de dois amigos apaixonados pela mesma mulher. As respostas devem ser enviadas pro email damromano@hotmail.com ou me mandando diretamente pelo msn ou por depoimento no orkut. O melhor texto criado ganha a locação. Lembrando que ao me mandar a sua resposta você deve postar aqui seu nome completo e contato (email) dizendo que já enviou. Pessoas que me enviarem sem comentar aqui estarão desclassificadas e não concorrerão. Qualquer dúvida perguntem. Boa sorte!

"Sam Raimi de volta ao terror"


Sam Raimi, diretor da franquia de filmes do “Homem-Aranha”, vai ajudar na criação de episódios de duas séries para o site FEARNet na internet. O site é especializado em suspense e horror. A Ghost House Pictures, que Raimi faz parte, lançou o primeiro capítulo de uma das séries, “Devil’s Trade”, ontem. A série com pequenos episódios vai acompanhar três adolescentes que são amaldiçoados depois de comprarem um produto pela internet. As duas séries são o primeiro trabalho de Raimi, desde o lançamento de “Homem-Aranha 3”, estreou mês passado. FEARNet é uma combinação das empresas Comcast Corp., Sony Pictures Television, Sony Corp. e a Lionsgate Entertainment Corp. Está disponível na internet.

"Bin Laden em documentário"


A caça a Osama Bin Laden será o tema do próximo documentário, ainda sem título, de Morgan Spurlock, diretor de "Super Size Me". Naquele filme, ele mesmo experimentava, comendo durante um mês apenas na rede McDonald's, os potenciais danos à saúde causados por esse tipo de alimentação. O novo documentário sobre o líder da Al Qaeda, para o qual Spurlock acumulou mais de 800 horas de material, já está quase concluído e poderá ser apresentado no próximo Festival de Toronto. Spurlock deseja manter em segreo até o último segundo os detalhes da sua pesquisa, segundo ele para preservar aqueles que colaboraram com o projeto. O diretor viajou várias vezes ao Oriente Médio. O segredo foi imposto também às distribuidoras que já adquiriram os direitos de exibição do filme (no mercado do Festival de Berlim foi um dos títulos mais vendidos), como a Weinstein Company, que organizará a estréia nos Estados Unidos.

"Romance de Guel Arraes"


O longa-metragem Romance, de Guel Arraes, está em fase de finalização. A produção, que conta com a produção da Natasha Filmes, de Paula Lavigne, teve boa parte rodada no Lajedo de Pai Mateus, formação rochosa a 14km do centro de Cabaceiros, na Paraíba. Não é de hoje que o interior paraibano é cotado no cinema nacional: 11 produções tiveram tomadas em Cabaceiras como: O Auto da Compadecida e Cinema e Aspirinas e Urubus. Romance traz no elenco: Wagner Moura, Letícia Sabatela, José Wilker, Andréa Beltrão, Vladimir Britcha, Marco Nanini e o pernambucano Bruno Garcia.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

"Crimes Premeditados"


SINOPSE: "Este thriller policial apresenta a atriz Navi Rawat na pele de Freya McAllister, uma garota com poderes especiais que é recrutada para trabalhar para o FBI na solução dos casos mais complexos. Após ouvir vozes em sua cabeça durante o baile de sua formatura, ela é internada e diagnosticada como esquizofrênica. Depois de passar oito anos de sua vida num hospital, sob os cuidados de um misterioso médico, ela descobre a verdade: tem o poder de ler a mente das pessoas. O médico revela ser um agente do FBI, que ali estava para ajudá-la a controlar seu dom e para convocá-la ao trabalho. Daí em diante, rola um suspense intenso e com resultados surpreendentes e assustadores. A direção é de Breck Einsner"

MINHA OPINIÃO: O filme é realmente espetacular. Um dos melhores do gênero policial/suspense que eu já vi. Achei legal comentar porque é pouquíssimo divulgado. É muito interessante ver uma pessoa diagnosticada com algum tipo de distúrbio mental poder ajudar de forma eficiente num caso policial. Fazer com que toda sua família reveja os conceitos que tinham sobre o assunto que ignoravam ou não queriam lidar. Tratar uma pessoa que pode desvendar os pensamentos humanos como louca realmente não é a forma mais inteligente de diagnóstico. Louco é aquele que não tem controle de seus atos, mas alguém com poder de persuasão da mente tem um dom. Um dom esse que pode ser muito aproveitado e bem utilizado, trazendo a pessoa pra um normal convívio na sociedade e engrandecendo seus valores ao invés de entupir de remédio e manter aprisionada num quarto sem qualquer expectativa de vida. O filme realmente consegue prender o espectador o tempo inteiro e o roteiro é muito bom. Não poderia deixar de falar que o final fechou o filme com chave de ouro.

"Histórias do Rio Negro"


Há 12 anos, o médico Dráuzio Varella (foto) visita a região amazônica. Embora belíssimo, o passeio tem fins científicos: coletar amostras de plantas para descobrir novos medicamentos. A bordo de um barco-escola, passa por comunidades e conhece pessoas e suas histórias, que beiram o mundo da fantasia diante de tantas lendas e mitos da Amazônia. Numa destas expedições, em 2001, Dráuzio Varella e o cineasta estreante Luciano Cury se conheceram por acaso. Depois de tantos anos de idas e vindas e ouvindo histórias na região, surge a idéia de fazer um documentário: "O ponto de partida foi a experiência do Dráuzio, mas o formato final foi concebido em conjunto", conta Cury, que dirige o longa-metragem batizado de Histórias do Rio Negro.

"Serial Killer"


Baseado numa série de crimes que assombraram os Estados Unidos no final dos anos 1960, "Zodíaco" passa longe de ser um suspense, apesar de ser um filme tenso. A identidade do criminoso e sua captura é o que menos conta para Fincher, até porque os crimes não foram resolvidos até hoje. A narrativa começa em 4 de julho de 1969, quando dois adolescentes são assassinados friamente em São Francisco. Tempos depois, o assassino manda uma carta para diversos jornais da cidade dizendo que vai continuar a matança caso eles não publiquem um código cifrado que ele também enviou. A charada foi desvendada por um professor e sua mulher e dizia: "Eu gosto de matar pessoas porque é mais divertido do que matar animais na floresta, porque o homem é o animal mais perigoso". As mensagens e cartas continuaram chegando aos jornais, assim como a descoberta de novos corpos.

"Extermínio 2"


Os zumbis-canibais apresentados em 2003 estão de volta na continuação "Extermínio 2", que estréia sexta-feira no país. No primeiro filme, o diretor Danny Boyle e o escritor Alex Garland apresentaram uma Inglaterra pós-apocalíptica tomada por um vírus desconhecido que transformava quem fosse contaminado. Na seqüência, eles assinam como produtores executivos e deixam a direção a cargo do espanhol Juan Carlos Fresnadillo. "Extermínio 2" começa com um prólogo eficiente, seis meses depois do final do primeiro filme. Um grupo de pessoas está enclausurado numa casa de campo, tentando não ser infectado pelas criaturas. Até que, ao salvar um garoto que bate a sua porta, as coisas dão errado e os zumbis invadem o local. Apenas uma pessoa sobrevive. Vinte e oito semanas depois (esse, aliás, é o título original do filme, "28 Weeks Later"), o vírus parece ter sido exterminado, assim como todos os zumbis. O Exército dos Estados Unidos é que cuida da Inglaterra e recebe e examina todos os repatriados.